26 maio, 2022

A COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO, A OLGA RORIZ, JOSÉ SARAMAGO E COISAS QUE ME ENCHEM A ALMA...

Hoje, deambulando pela net dou com uma notícia que me enche a alma. É assim:

«Oito anos depois da última criação de Olga Roriz para a CNB, a coreógrafa regressa ao Teatro Camões para apresentar uma nova criação inspirada na obra do Nobel da Literatura português.

«Há muita coisa na obra de Saramago que sinto que se cruza com o meu trabalho. Como os caminhos tortuosos do ser humano, o seu sofrimento, a sua dor, a perplexidade frente ao amor e à morte e a injustiça, a violência, os direitos humanos, a desigualdade», disse a coreógrafa, citada num comunicado da CNB enviado à agência Lusa.

Deste mundo e do outro recupera o título de uma das obras de Saramago (1922-2010), mas «procura transmitir uma visão sobre a herança literária, a visão do homem e escritor, uma forma de sentir Saramago», segundo a CNB, que fez o convite a Olga Roriz para a nova temporada, já desenhada por Carlos Prado, director da companhia.»

Ler tudo aqui 

Aproveito para deixar imagens impressionantes de um bailado coreografado pela Olga... não, não é sobre a invasão da Ucrânia, mas sim sobre uma guerra de que pouco se fala... 

8 comentários:

  1. Saramago ainda é uma inspiração.
    Quanto aos elefantes, é apenas uma de várias espécies ameaçadas.
    Olga Roriz, qualidade artística internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O desempenho dramático do bailado é uma réplica do que sofre na guerra... Saramago está bem entregue...

      Eliminar
  2. Foi exactamente nas crónicas DESTE MUNDO E DO OUTRO que descobri Saramagoeee me apaixonei pelsa sua escrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não viste o vídeo... A Olga é um espanto!

      Eliminar
    2. Vi o vídeo, vi! Mas suei as estopinhas para conseguir escrever a frase que escrevi (mal e sem conseguir ver o que estava a escrever)... A Olga é um espanto e o google-blogger é um chato que nos corta o pio por tudo e por nada...

      Eliminar
  3. Saramago é um poço sem fundo.
    Quanto a guerras disse-me uma amiga no Clube de Leitura que há 28 conflitos sangrentos a ocorrer, daí eu estar farta desta!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a humanidade
      não tem juízo
      o povo é que sofre
      O povo é que sofre
      Deixa-o sofrer, deixa-o sofrer
      Que um dia há-de aprender!

      Hoje sinto-me Variações

      Eliminar
  4. Uma criação dança-teatro absolutamente perturbadora da autoria de uma coreógrafa portuguesa, para mim uma ilustre desconhecida.

    A anónima chama-se Teresa Palmira Hoffbauer 💙

    ResponderEliminar