19 julho, 2017

O comércio local, a Heloísa e a "Gatafunho"



A "Gatafunho" é um mundo. Tinha visitado a loja, no centro histórico de Oeiras, algumas semanas antes de ir encontrar um stand seu na Feira do Livro. 
A "Gatafunho" está num local  de Oeiras que vai definhando, mas ainda lá está. A "Gatafunho" tende a ser um espaço que vale pelo que faz e para onde for já muita gente lhe vai atrás. A "Gatafunho" parece ter deixado de depender do lugar onde está, mas o lugar onde está (o centro histórico) depende muito da "Gatafunho" pois leva lá gente. A "Gatafunho" leva gente ali e também a loja ao lado e aquela outra, e a outra. O mercado? Ah, o mercado confrontado com mais uma superfície comercial a menos de 800 metros (Quinta dos Inglesinhos) está condenado. 
E a "Gatafunho"? Salva-se? Sobrevive? Quem sabe? Quem Sabe? 
Se o comércio local se salvasse teria vida eterna a "Gatafunho"!

2 comentários:

  1. Oxalá se salve.
    Amigo, que a campanha vos corra bem. Vou-me ausentar. Em principio só volto para Setembro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Reparei na Gatafunho da última vez que estive no centro histórico, a fazer um exame auxiliar de diagnóstico, mas não tive forças para ir até lá...

    Calculo que o velho mercado de Oeiras já tenha tido dias bem mais risonhos. O meu pai gostava de mercados- desses específicos mercados, não dos "outros"... - e, quando eu era pequena, fazia questão de ser ele mesmo a fazer as compras de toda a semana. Nostalgia? Não, isto é bem mais do que mera nostalgia.

    Longa vida ao pequeno comércio do centro histórico de Oeiras!

    Maria João

    ResponderEliminar