27 maio, 2021

Diogo, da "Maior Flor do Mundo" ao Pássaro, passando pelo Polvo


Era ele bem pequenino, íamos sobre as ervas, levantando pedras, mostrando vida escondida que ele nem imaginava que havia. Eram "bichos-de-conta", "formigas-de-asa", "bichos-tesoura", centopeias, aranhas, lagartas e outras espécies, para ele todas raras. Percebi que as tratava com todo o respeito, depois de passar por uma fase em que tal não sucedia.
Pequenos bichos?, matava tudo o que aparecia.
Faço um esforço de memória e vou relembrar o passado. Talvez a mudança tenha acontecido depois de temos feito a pequena digressão das descobertas das pedras e o sentei no meu colo a mostra-lhe o conto "A Maior Flor do Mundo" e comentando, já nem sei com que palavras, a relação de amizade entre o miúdo e o escaravelho e a importância deste insecto... Talvez fosse a partir daí. Talvez...

Hoje, ele domina a natureza. E quando, destro, caça um polvo e a mãe lhe manda restitui-lo ao mar, ele obedece sem hesitar. Embora, lá no fundo, confesse pena enquanto conta:

"Vô, ele era tão giro... 
Apertava-me o braço... 
era mesmo meu amigo!" 

mas hoje, tal como naquele dia
aconteceu, um pássaro

 
 
E depois de lhe dar de comer
e fazer não sei o quê
para o pássaro sobreviver
foi colocá-lo na árvore...
 

18 comentários:

  1. Os netos, os nossos netos e o início de novas histórias.

    ResponderEliminar
  2. Nossos queridos meninos ... filhos dos filhos,não só dominando a natureza _ dominando-nos! Como são ternos os afetos!
    Gostei da sua réplica por lá, Rogério.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Fui lá atrás ver o teu Diogo encantado com um escaravelho que encontrou na areia, revi o A Maior Flor do Mundo e, agora, vi o Diogo apresentar-nos o Gerisvalho...

    Será que ele domina a natureza ou terá aprendido a respeitá-la e a interagir com ela?


    Forte abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele domina a natureza respeitando os seres mais fracos. E é tão bonito, isso!

      Abraço

      Eliminar
  4. Não há dúvida alguma: O seu Diogo vai ser um grande biólogo, mas...porquê o sotaque brasileiro? Ou esse menino é outro, com o mesmo sonho e amor pelos bichinhos, sejam do Mar, da Terra ou do Ar?

    Um abraço duplo.

    ResponderEliminar
  5. O Diogo tem grandes mestres.
    Os meus também gostam muito de bicharada esquisita! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Norte,

      Toda a criança tem curiosidade pela bicharada, mas nem todas as crianças sabem lidar com ela...

      Abraço

      Eliminar
  6. Acredito que o afecto é algo raro e precioso como teu afecto pela tua família, como o meu afecto pela minha família. O que não significa que tenha de dar a conhecer a minha vida privada na blogosfera como EXIGO QUE NINGUÉM SE META NA MINHA VIDA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas palavras são resposta ao teu comentário e, caso não compreendas o que eu quero dizer basta visitares “brancas nuvens negras” e leres o comentário a mim dirigido na publicação “O afecto”.

      Eliminar
    2. Li tudo lá
      e nada tem a ver
      com o meu escrever
      que aqui repito
      o que te deixei dito

      «Tenho cá para mim que quem mais de si dá
      mais dos outros recebe
      (acabo de passar por uma vivência que faz desta afirmação um lema...)»

      Eliminar
  7. Acredito que o afecto é algo raro e precioso como teu afecto pela tua família, como o meu afecto pela minha família. O que não significa que tenha de dar a conhecer a minha vida privada na blogosfera como EXIGO QUE NINGUÉM SE META NA MINHA VIDA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POis eu te digo
      que exijo
      que se metam comigo
      e na minha vida
      com o respeito
      que me seja devido

      Eliminar
  8. Quanto mais novos mais maior a sintonia com a Natureza. Falo das crianças, dos jovens.
    De tanto lidar com elas nunca me afastei muito dessa ligação. Mas há bichinhos que me arreliam, confesso.

    Lídia Borges

    ResponderEliminar
  9. Rogério, já combinámos à muito o futuro do seu neto :)
    Até agora, está no caminho certo !

    Beijinho ao Diogo, e ao avô!

    ResponderEliminar