Conta o volume, com dados documentais concretos, o que foi a perseguição perpetrada contra quantos, a maior parte das vezes sob o mero pretexto de serem comunistas, foram presos, mesmo tendo ativamente participado na Revolução de Abril. O lado negro do pós-revolução aqui posto a nu, consubstanciado no confronto entre os que «procuravam acentuar as vertentes democráticas da cultura naval e os defensores da continuação do autoritarismo militar».
Merece a obra uma leitura muito atenta, mormente porque nela se transcrevem textos não especificadamente datados, mas onde se usa o presente do indicativo. É o caso da referência ao «Grupo dos 80», identificado como «grupo de pressão político-partidário, organizado, que vem exercendo de facto poder na Armada durante os mandatos dos Almirantes Augusto Souto Silva Cruz e António Egídio de Sousa Leitão» (pág. 91), cuja acção, especifica-se, «se tem desenvolvido nos seguintes campos: orientação e condicionamento das decisões da Administração; ocupação, actualmente quase total, dos principais cargos da Armada, incluindo os de ligação à NATO; combate radical, desde sempre, à Constituição em vigor; perseguição aos militares democratas da Armada».
Acrescenta-se: «Foi particularmente notado o à-vontade com que, no seio da Armada, propagandearam a candidatura do General Soares Carneiro e, ‘na certeza’ da sua vitória, deixaram entender que após esta se seguiria a grande eliminação dos oficiais, sargentos e praças constitucionalistas e democratas. Em contrapartida, fomentaram abertamente acções de hostilidade em relação ao General Ramalho Eanes, o qual ainda hoje e apesar de eleito é combatido por este grupo».
Por isso, conclui-se nessa mesma página 91, que «trazer à luz do dia» o dossiê dos abusos de poder documentados tem manifesta oportunidade, por justificar as razões do «crescente descontentamento que reina no seio da Armada».
24 novembro, 2025
O 25 DE NOVEMBRO E COISAS DE QUE "NINGUÉM" FALA
Não ir ler no face book? Então leia aqui:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário