07 março, 2015

Apecia-me falar de um 94º aniversário mais directamente. Ou falar-vos hoje das ruas, que se encheram de gente... Contudo, descobri que há prendas que inadvertidamente surgiram, e aparecem...(sem que muitos se apercebessem)


Da dialética, guardo a imagem de como o homem se tornou gigante e um poema. A mão desenvolveu-lhe o cérebro e este permite-lhe compreender o universo e lutar contra tudo o que à Humanidade é adverso. Parece que relembrando isto não estaria a falar do jornal Público e da escolha, no seu aniversário, destinar mais de 100 páginas para falar do Espaço e do Tempo. Do Espaço e do Tempo, mas escrevendo a redacção que a edição tinha tudo. E não tinha. No tempo, foram colocados os marcos (espaços) ao longo de tantas páginas que ignoram o percurso da marcha humana, da dialética da natureza. Ler mais de 100 páginas é imensa obra para quem o tempo não sobra. 
Contudo, leitura mais atenta permite-me concluir que se era essa a ideia, ela viria a ser traída. Traída por aquilo que qualifico como sendo uma prenda. Refiro-me à entrevista a Vitor Cardoso, cuja leitura recomendo (não desista e vá lendo):

"...Não nascemos escravos de um Universo que já cá estava. Pelo contrário, evoluímos com ele.(...) De qualquer forma, daqui a cerca de 4000 milhões de anos a nossa galáxia, a Via Láctea, vai colidir com outra, a de Andrómeda [e o nosso Sol estará a morrer daqui a 5000 milhões de anos]..." 
 ... e logo me ocorre outra citação que aquela actualiza e reforça
“o mundo forma uma unidade por si mesmo e não foi criado por Deus nem por nenhum homem, mas foi, é e será eternamente um fogo que se acende e se apaga de acordo com as leis [da dialética]”
Não admira que Baltasar Sete Sóis ajude Vitor Cardoso a construir sonhos...

5 comentários:

  1. Não nascemos escravos mas fizeram-nos escravos. Saibamos libertar-nos!

    Beijinhos, Rogério. :)

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério
    Confesso que apesar de me ter (desamigado)lá na outra "banda" quase diariamente por aqui passo (na surdina) para saber noticias, que como o meu caro ao longo dos tempos tão bem tem denunciado (aliás principio da sua criação)não aparecem na comunicação social. Claro que sobre o aniversário do PCP, quase nada, sobre a mobilização de massas de hoje, nápia. Ficou a referência.

    Cumprimentos
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. Do fogo viemos e ao fogo tornaremos?
    Um bj querido amigo

    ResponderEliminar
  4. . e o Homem se tornou gigante

    Desenvolveu
    corpo
    lentamente
    até se parecer gente
    A mão
    construiu a razão
    à medida que ia manipulando
    A voz fez a linguagem
    à medida que ia falando
    até chegar ao canto
    Só depois surgiu a alma
    para harmonizar o todo
    se encantar com o belo
    e torna-lo eterno

    A sua natureza?
    Ser capaz de tudo

    Rogério Pereira

    Este poema é que é uma prenda !

    beijinho



    ResponderEliminar
  5. «De cravos a escravos foi um salto de coelho»...

    ResponderEliminar