01 junho, 2016

A propósito do "Dia Mundial da Criança"


CULPADOS! 
O mundo está destruído
e eu descobri os culpados.

Os culpados são vocês
sim vocês
poetas
ou pior ainda, leitores de poesia
não me olhem com esses olhos de raiva
já há demasiada raiva no mundo
sejam por um momento compreensivos
ponham de lado essa excelsa vaidade de artistas.

Vocês escreveram tantas palavras de amor
criaram tantos verdes campos inundados de flores
extasiados de sóis inumeráveis
que o mundo tornou-se cinzento
fumegante de morte e metralha
descomposto de poder e ambição.

Vamos poetas,
confessemos a nossa parte

enquanto eles
com esmero e sem parar
construíam a maquinaria infernal
para destruir o mundo.

Aldo Luis Novelli
 imagem, daqui

21 comentários:

Olívia disse...

Talvez não haja poetas que cheguem para tanto mundo ameaçado.

"Vocês escreveram tantas palavras de amor
criaram tantos verdes campos inundados de flores
extasiados de sóis inumeráveis
que o mundo tornou-se cinzento
..." ???

O mundo acinzentou-se sim, mas não por não serem os poemas tão cinzentos quanto a vida. Talvez porque é, e sempre foi, cinzenta, a massa encefálica dos homens.


Bj.


Rogerio G. V. Pereira disse...

Teu comentário
desculpa os poetas
e os leitores
de poemas.
Remete o drama
para a natureza humana...
Até que seja, mas não me convenço
Sabes? Conheci tantos homens bons...

Lídia Borges disse...

Natureza humana (?)
Se assim o quer ler...

Elvira Carvalho disse...

Não conhecia o poema. Obrigado pela partilha.
Abraço

Rogerio G. V. Pereira disse...

Há outro entendimento possível?
Que mais relevante podemos apontar, para definir a natureza humana, do que a alusão à massa encefálica que habita a cabeça dos homens?

Malu Machado disse...

Adorei o poema. Triste, mas belo. Ou seja, porém de vez. Sou uma romântica incorrigível. Devo ser culpada.

Rogerio G. V. Pereira disse...

Este poema foi-me trazido
por um amigo

Rogerio G. V. Pereira disse...

Somos todos culpados
Os que escrevemos
Os que lemos

Inocentes?
Só as crianças!

Majo Dutra disse...

~~~
Seremos, mesmo, culpados?! O que poderemos fazer?

Por mais escarcéus que façam os manifestantes, os senhores da guerra

fazem o que lhes apetece...

A foto é comovente de mais!

Uma homenagem inteligente.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Anónimo disse...

Respondo-te em defesa da poesia e dos poetas, embora reconheça um pedacinho de culpa, num ou noutro dia menos combativo...

ESPADA DE POETA

(Soneto em verso eneassilábico)

Cá estou eu, decidida a vender
Muito cara a provável derrota,
Com poemas e rimas por frota,
Na batalha ao Rigor do Poder!

Não sei bem se esta luta me quer,
Se enfeitada com elmo e com cota
Chego a ver a mudança da rota,
Ou consigo, sequer, combater

Mas, se luto, é por grandes anseios
E se avanço, enfrentando os receios,
Uma gota – não mais! – lhe acrescento

Porque o faço negando os recreios
De que os palcos de guerra estão cheios
E, por espada, uso o simples talento…





Maria João Brito de Sousa – 02.04.2013 – 18.52h

ematejoca disse...

Muitas criancas podiam ter morrido hoje em Düsseldorf, se as autoridades alemães não tivessem evitado o atentado. E a culpa não
era dos poetas, mas sim, dos fanáticos terroristas.

A maior parte das crianças seriam estrangeiras, muitas delas do país dos terroristas, por isso, não me digam que os terroristas só querem destruir a Europa e os europeus.

Rogerio G. V. Pereira disse...

Inocentes, só as crianças!

Rogerio G. V. Pereira disse...

"Porque o faço negando os recreios"

Os leitores de poemas
limitam-se a dar prazer lúdico
à alma

Tu desassossegas!

Rogerio G. V. Pereira disse...

Teresa

Chegado
o Mundo
a tal estado
a culpa, já se diluiu no tempo

Nunca um poeta foi instrumento directo

Mar Arável disse...

Também tu poeta?

Rogerio G. V. Pereira disse...

Sobretudo eu
leitor de poemas

Graça Sampaio disse...

Chocante o momento que se vive no mundo. Mas não culpemos os poetas!!

Ana Tapadas disse...

Temos, sim, a nossa parte...todos.

Beijo

Rogerio G. V. Pereira disse...

Só as crianças estão inocentes!

Rogerio G. V. Pereira disse...

O reconhecimento
é meio caminho andado
para o perdão
(desde que se emende a mão)

Fê blue bird disse...

"A poesia é uma arma", não podemos esquecer isso.
Lutemos !

Beijinho