27 fevereiro, 2023

UMA TARDE MEMORÁVEL ...

 
Foi no sábado à tarde, no auditório do Templo da Poesia no Parque dos Poetas em Oeiras, a Rede de Cidadania de Oeiras promoveu uma sessão "à conversa com" Sampaio da Nóvoa e Pilar del Rio.
 
Numa conversa que evocou a obra de José Saramago, cujo centenário se celebrou em 2022, o auditório completamente cheio teve oportunidade de escutar as reflexões dos intervenientes sobre a cegueira, a lucidez, o futuro, a qualidade da democracia, o conformismo, a indignação, os perigos, as oportunidades e os desafios que se colocam numa perspectiva de construir um mundo que a ninguém exclua e a ninguém deixe de ouvir.
 
No final, algumas intervenções da assistência sublinharam esse apelo ao exercício constante de cidadania a que todos podemos e devemos corresponder.
 
Foi bonita a festa. Pena que, por lá, nem um único jovem... 
__________________
Nota de rodapé: dói-me esta incapacidade, imposta, de vos fazer chegar os meus comentários aos vossos textos. E piora de dia para dia...

14 comentários:

  1. Os jovens têm outros interesses pelos quais os adultos mais velhos não se interessam tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria dos jovens alemães têm interesse pela literatura, pelo teatro e até pela ópera, mas com uma apresentação mais moderna. Com apresentadores mais novos. Até eu morria de tédio num ambiente tão antiquado com Sampaio da Nóvoa e Pilar del Rio.

      Eliminar
    2. Estou com sorte. hoje consigo comentar
      Catarina, Teresa
      Com que então será de aceitar, sem reservas, a rutura do diálogo intergeracional?

      Eliminar
    3. Rutura, não.

      É como se estivessemos numa sala de aula. Os professores deverão adaptar-se às várias faixas etárias que têm na sua frente para que as aulas sejam mais interessantes e entusiasmantes.

      Recordo-me de ter ido ao lançamento de um livro em Albufeira há alguns anos. Se bem me lembro era o primeiro livro deste “escritor” – em aspas, mas sem sentido derrogatório; não tenho a certeza se se pode atribuir a designação de escritor a uma pessoa que escreveu apenas um livro.

      Houve uma introdução pelo senhor X que levou hora e meia (hora e meia!!!) a falar sobre a história portuguesa da região e que foi a coisa mais insípida, mais chata que jamais ouvi. E habituada que estou a assistir a conferências, palestras e tal...

      Não saí porque dava nas vistas e porque fui com alguém que conhecia o escritor e os outros membros que estavam com ele à mesa.

      Nunca mais me esqueci. Era ver a audiência a falar baixinho uns com os outros, a ficar cada vez mais irrequieta, ora se viravam para a esquerda ora se viravam para a direita. Cruzavam as pernas, descruzavam as pernas... : )) Erámos todos adultos e, às tantas, perdemos o nosso poder de concentração. O senhor X estava tão embrenhado no que estava a ler, estava num estado tão egocêntrico que o impediu de “ler/sentir” a audiência à sua frente.

      Voltando aos jovens... Os adultos muitas vezes têm uma opinião errada dos jovens de outras gerações e, por isso, há aquela lacuna geracional.

      Eliminar
    4. Quando digo “voltando aos jovens”... o exemplo que dei acima tb faz parte do tema que estamos a debater. : )

      Eliminar
  2. Lamento que não consigas responder aos nossos comentários, tal como lamento que a Google tenha semi-bloqueado a porta de entrada do Conversa Avinagrada com um aviso de conteúdo "sensível", que é o mesmo que colocar a bolinha vermelha no canto superior direito dos ecrãs em filmes que possam conter imagens chocantes. Nunca vi nem li, por aqui, nada que me chocasse.
    Quanto ao evento de que nos falas, tenho pena de não ter podido estar presente, embora confesse que quase me desmanchei a rir com o comentário da Teresa...

    Como muito bem dizes, pena é que nem um jovem se sentisse atraído pela possibilidade de repensar Saramago e/ou alvitrar sobre "a cegueira, a lucidez, a qualidade da Democracia, o conformismo, os perigos, a indignação, as oportunidades e os desafios" dos estranhos tempos que correm.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já referi, hoje ficou aberto o meu espaço...
      Cá vai comentário
      O grande problema, é que as escolas, hoje, estão mais próximas da cegueira que da lucidez...
      Abraço

      Eliminar
    2. Estavam vendadas, as escolas da nossa infância e juventude, até todos juntos, conseguirmos arrancar-lhes as vendas, em Abril. Por pouco tempo, infelizmente...

      Abç!

      Eliminar
  3. Comigo não te preocupes porque estou parada.
    Bloqueei!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te rendas... luta... desbloqueia
      Abraço

      Eliminar
  4. Não se preocupe se não consegue comentar-nos. O importante é que esteja bem.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Rogério
    É bom ter-te de volta.
    A festa esteve boa com certeza, falar de Saramago e dos seus livros é por demais importante, temas como a Cegueira a Lucidez e a indignação estão na ordem do dia.
    A cegueira provocada pela imprensa dita "main stream" como agora se diz, onde proliferam comentadores que nos impingem um caminho, é sem sombra de dúvida uma das razões que levam alguns jovens a desligar e não olhar em seu redor, felizmente não são todos.
    Um abraço forte
    PS: Não te preocupes em não responder aos nossos comentários, melhores dias virão.

    ResponderEliminar
  6. Deve ter sido muito interessante.
    Os jovens demoram mais tempo a aderir a estas iniciativas culturais, o que não quer dizer que não devam ser levadas a cabo. Contudo parece-me que, hoje, se exagera um pouco na oferta, o que acaba por ter um efeito oposto ao pretendido, no que aos aos mais novos diz respeito. Temos de lhes dar algum tempo e espaço para as suas "inutilidades". Com o tempo e o exemplo saberão fazer as suas escolhas,

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar