16 fevereiro, 2023

O "MEU" LIVRINHO VAI ENTRAR NO CIRCUITO COMERCIAL?

 


Os "Contos para serem contados" vão entrar no circuito comercial e o livrinho poder ser adquirido em qualquer livraria?  Para já, há uma editora interessada e, hoje mesmo, enviei para a Câmara de Oeiras um pedido de patrocínio. O currículo é forte, como aqui fui dando conta. Veja só, em síntese, o percurso percorrido:

O projeto compreendeu a edição do livro “Contos para serem contados”, integralmente financiada Junta de Freguesia da UFOPAC e foi doado a todas as escolas do 1º ciclo da Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, mas também em sessões onde era numerosa a presença de crianças com destaque para as iniciativas  realizadas, nomeadamente, na Associação POMBAL XXI (crianças que frequentam as salas de estudo) e no Espaço Criança, da Festa do Avante. Foram também feitas apresentações, seguidas de doação a idosos com destaque para a iniciativa do MURPI , “Pequenicão” e para a sessão realizada no Salão da Cooperativa Nova Morada, Programa sem idades. A maior parte das iniciativas contou com a presença do autor Rogério Pereira e da Presidente da nossa Associação, Olívia Matos.

Sobre o livro, que contou também, com a arte de Sílvia Mota Lopes, com belas ilustrações, registe-se:

 

 «Estamos perante uma compilação de contos, tendo em comum as crianças e jovens como público destinatário preferencial. Histórias de histórias, uns, outros imaginados ao sabor da pena e da sensibilidade criativa do autor. A quem lê nas entrelinhas, parece haver, à partida, a intenção de reabilitar uma certa tradição oral, um modo antigo de “falar/comunicar” que se foi perdendo em prejuízo das novas gerações, privadas agora, pela voragem dos tempos, da transmissão de valores e de conhecimentos, tradicionalmente passados, de “viva voz”, de pais para filhos, de avós para netos. Se, por um lado, somos forçados a reconhecer que os avanços no domínio da tecnologia abrem uma imensidão de novas perspetivas quanto ao acesso ao Conhecimento, janelas que nos aproximam do mundo distante, por outro lado, erguem barreiras à interação, à comunicação com o que está próximo.(…)»

Lídia Borges, escritora e professora do 1º ciclo

8 comentários:

  1. Muito bem e que tenhas todo o sucesso!

    Beijinho, bom final de semana

    ResponderEliminar
  2. Uma óptima notícia não só para ti, mas também para mim.
    Abraço-te satisfeita com o teu sucesso, Rogério!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Oxalá consiga o patrocínio que o sucesso do livro é garantido.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Por enquanto, não
    Estou com uma enorme falta de concentração
    Não está a ser fácil...

    ResponderEliminar