24 fevereiro, 2023

SETENTA E OITO

 Vou sorrir à primeira pessoa que passar!

Já são setenta e oito vezes
que isto me acontece
Das primeiras vezes,
crescia-me um corpo
e uma alma
aprendendo
a falar um com o outro
de forma serena, calma.
Mas tarde,
cabiam já alma e corpo no mesmo espaço,
começaram os conflitos e o embaraço
de ir amadurecendo a servir de juiz
num por vezes doloroso desaguisado
exercício de manter o equilíbrio
entre Minha Alma e Meu Contrário 
Foram tempos de tudo
De raiva, de luta, de ausência, de não regresso
que não esqueço 
Vieram então tempos de esperança,
e de poupada alegria
(pois que desta nunca há abastança
e se dela gastasse a esmo por certo já não haveria) 
Chegado agora, ao dia de hoje
os três olhamos este meu rosto
Contamos-lhe as rugas,
umas leves outras fundas...
Estas aqui, na fronte, que tantas são,
são as dos desgostos, das incertezas e da apreensão
Estas, outras, na face, que muitas se atropelam
São as do sorriso, e é a alegria que revelam 
Minha mão as tacteia e afaga
ao mesmo tempo que as vai contando
E que coincidência, e que espanto
umas e outras somam o mesmo e tanto. 
Para as desempatar
Vou sair
E sorrir
À primeira pessoa que passar

Rogério Pereira

7 comentários:

  1. Um abraço de parabéns. E não posso deixar de dizer que gostei do poema.

    ResponderEliminar
  2. Que bela história de vida, Rogério! Um GRANDE, GRANDE abraço de parabéns, que creio que já vai com uns dias de atraso. Ou muito me engano ou aniversariaste no dia em que publicaste aquela felicidade do Chico e do Tom Jobim...

    ResponderEliminar
  3. Então, Rogério, já não me sorris, por ser a última a chegar aqui.
    „Mais vale tarde do que nunca“ como diz o sábio provérbio.
    Olha que ainda estás muito novo para seres presidente dos Estados Unidos.
    Abraço-te, meu querido amigo, desejando-te mil felicidades 🥂

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, vai sim, e sorria à primeira pessoa!!
    Isso é saudável faz bem à alma!
    Gostei muito do que li.
    Parabéns, Rogério, muitos e muitos anos ainda!!!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Rogério
    Parabéns pelos teus 78, e sim! sorri à primeira pessoa que te aparecer, sorrir faz rugas, mas essas são de felicidade.
    Parabéns também pelo belo poema, retrata muito bem a pessoa que és.
    Abraço forte

    ResponderEliminar