14 março, 2023

DA REAFIRMAÇÃO DE UM NOVO HUMANÍSMO AO GESTO OBSCENO

ONTEM, O ANIVERSÁRIO 
«Dez anos se passaram desde 13 de março de 2013, dia em que Jorge Mario Bergoglio foi eleito à Cátedra de Pedro. O seu pontificado é marcado pela paixão pela evangelização e pelo constante caminho de reforma da Igreja em sentido missionário. Uma década em que o tempo assumiu duas dimensões diferentes: a progressiva, para iniciar processos, e a circular, para ir ao encontro do outro e voltar enriquecidos no pensamento e no coração.»

In "Notícias do Vaticano"

"Este Papa, o seu discurso e a sua conduta parecem desejar outro modo de ser Igreja, recuperando a expressão "revolucionário" para o trânsito das ideias comuns, como necessidade e como urgência. E di-lo e fá-lo com a simplicidade de quem ainda acredita na força de um humanismo redentor. Devo dizer aos meus Dilectos que este Francisco redespertou-me ressonâncias antigas, como as da reflexão colectiva e da releitura daqueles, como Bertrand Russell (Por Que não Sou Cristão), cujo ateísmo ou agnosticismo não dificultou a pesquisa do sagrado para o reencontro com a própria condição..."
Escrito, citando Baptista Bastos, em Julho 2013
O GESTO OBSCENO

"Mas dói ver a Igreja (que rejeita estar limitada à sacristia) remetida à missão de ir colando os cacos da alma que este regime vai destroçando."
Um texto meu, de Fevereiro de 2013

7 comentários:

  1. E que dizer-te, Rogério, senão que fui visitar os teus textos passados e que venho de lá muito mais amargurada pela trágica memória dos "áureos" tempos de Passos Coelho do que pelo inoportuno dedo de D. José Policarpo?

    Quanto ao texto de Baptista Bastos que vê em Francisco um homem que "ainda acredita na força de humanismo redentor", é um excelente texto com o qual concordo em absoluto tão só porque também eu acredito nessa mesma força. Humana, claro está.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior de tudo é ver Francisco rodeado de dedos assim esticados...

      Abraço apertado!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Tá tudo bem... excepto o que está mal.
      Quanto à saúde, cá "vamos andando com a cabeça entre as orelhas!"

      Abraço agradecido!

      Eliminar
    2. Ah, já estou mais aliviada :) Obrigada! Já comecei a aplicar a mim mesma as injecções preparatórias da cirurgia dentária de segunda-feira e também eu ando com a cabeça entre as orelhas, embora me apetecesse poder escondê-la nalgum planeta distante onde não houvesse nenhuma cadeira de cirurgião dentista à minha espera... ;)

      Outro grande abraço!

      Eliminar
  3. Olha que bom, o blog voltou ao normal. Primeiro, gosto muito do Papa Francisco. Segundo, é muito triste que ele seja na Igreja a exceção, quando devia ser a regra.
    Como vai a saúde , amigo?
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela abertura manhosa, foi à vida. Mas o blog está longe de entrar nos eixos... deixar comentários é uma verdadeira tortura!

      A saúde está quase saudável

      Abraço agradecido

      Eliminar