29 setembro, 2021

O MEU ÚLTIMO DIA... NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

A Assembleia acabou há pouco. Foi uma sessão curta esta minha última, a cumprir calendário. Nada sujeito a votação pois a actual composição, após as eleições do passado domingo, já não detém poderes para o acto. Foi uma sessão povoada de afectos entre diferentes visões do mundo, acho que sentiram a minha despedida.

Pedi a palavra e na minha curta intervenção falei do reconhecimento ao meu próprio desempenho, falei das amizades, que referi não se ficarem por ali. Falei da importância da relação humana e de mais meia dúzia de coisas que teimam em manter afastadas as pessoas dos deveres de cidadania. 

Sim!, olhando o gráfico acima, se em 2017 a abstenção era o que era, desta feita foi maior... para ser exacto, 48% de gente da minha freguesia não liga peva ao exercício de cidadania.

Se eu, na devida altura, fiz algo para que assim não fosse? Claro! Só que a recomendação, aprovada por unanimidade, caiu em saco roto (exactamente nas mãos de quem nada tendo feito, detém hoje a maioria absoluta)

Hoje acabou, não há mais "Diário de Um Eleito"... Mas, claro, eu não paro!

25 comentários:

  1. Também tenho a experiência de ter sido membro de uma Assembleia de Freguesia e conclui, um órgão de "faz de conta".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, se as Freguesias fossem respostas e se avançasse a regionalização... outro galo cantaria, né?

      Eliminar
  2. Seria bom que os Partidos , a nível de cúpulas, reflectissem sobre o que afasta as pessoas da política - já que nem por respeito a quem lutou para podermos votar , estas cumprem esse dever/direito de cidadania.

    Bom futuro, agora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo, em acréscimo, duas coisas mais:
      - a cidadania democrática devia ser conteúdo curricular nas escolas. Se perguntar a um aluno do 12º se sabe que o nosso orçamento antes de ir ao nosso Parlamento, tem de ser aprovado pela Comissão Europeia, ele não sabe (nem provavelmente lá em casa sabem...)
      - os comentadores (tv, rádio e jornais) deviam ser suspensos pois propalam uma "algarviada" que além de manipular cansa... a campanha devia ficar circunscrita à reportagem, entrevistas e debates...

      O meu futuro, nem é mau. Pior é o dos humilhados e ofendidos

      Eliminar
  3. No meu entender, a abstenção é uma das grandes vitórias da eterna e bafienta "reacção", mas... há quem a entenda como um acto "revolucionário".

    Quanto a ti, camarada, não tenho a menor dúvida de que não pararás!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não!
      Só agora tive tempo de vir corrigir uma gralha que uma outra gralha não parava de apontar... e lá vim por um "h" para dar haver aquele "a"

      Abraço esperançoso

      Eliminar
  4. Mesmo que a Assembleia tivesse acabado há pouco, tenho a certeza que o Rogério ainda tem muito que fazer. Não o vejo parado.

    ResponderEliminar
  5. Amanhã, será outro dia, caro Amigo.
    Parado? Só por breves momentos... naquela janela virada para o Tejo. :)

    Um abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo, companheiro e camarada, sim camarada porque essa é a força que me corre no sangue, os únicos culpados da falta de cidadania são os políticos e porquê? somente porque lhes interessa, Coimbra onde outrora rebentaram grandes lutas estudantis, hoje existem espectáculos de música pimba e bebedeiras, esta é a cultura que os jovens praticam, claro que estou a generalizar mas é a realidade, a educação aprende-se em casa e a escola tem um papel fundamental nessa área, a cidadania, os valores também é um dever dos pais para com os filhos e também a escola tem um papel fundamental na sua "aprendizagem". Estou de acordo que algo deve ser feito, aulas de cidadania? concordo mas tem de ser a AR a legislar, para que muitos pais não venham depois contestar.
    Quanto ao nosso Concelho vamos no caminho certo, falta ainda mais apoio social, nomeadamente nas pessoas envergonhadas que se encontram fora dos bairros sociais. Existe ainda muito trabalho pela frente.
    Grande abraço
    Rogério
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gomes,
      disse
      "os únicos culpados da falta de cidadania são os políticos"
      Desminto
      Eu sou politico
      e não me sinto
      culpado disso

      Abraço
      meu caro

      Eliminar
  7. Há tanta coisa que os eleitores não sabem a juntar a 48% de abstenção em Autárquicas onde, em princípio, conhecem os concorrentes!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Norte, eis um tema urgente
      para reflexão
      o crescimento constante da abstenção

      Pensemos
      Abraço

      Eliminar
  8. O seu último dia só chegará, quando a sua alma e o seu contrário estiverem de acordo, nunca antes.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  9. A abstenção em Portugal 🇵🇹 é enorme.
    Pelo que li o candidato do teu partido em Lisboa até se saiu bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,

      Sim, tem valor reconhecido. Mas registe que a obtenção de mais de 450 mil votos e 9,1% do total nacional, a eleição de mais de dois mil mandatos directos são a verdadeira dimensão do resultado da CDU e confirmam a CDU como a grande força de esquerda no Poder Local, um resultado que tem de ser valorizado, ainda que cirurgicamente seja apagado na comunicação social.

      Foi assim. E isso anima

      Eliminar
  10. Rogério bom é poder dar um tempo e relaxar,por ora, porque ja temos as lutas cotidianas. Essas recorrentes rs
    E tens a nós todos aqui ,todo dia rs


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis

      E tenho-vos a vós todos aqui.
      Foi a coisa mais linda que hoje li
      Verdade!

      Eliminar
  11. Quero acreditar que te preparas já para o próximo projecto.
    Parado, nunca!
    Beijo, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual preparo
      Já mexo!
      Nem para preparar, paro

      Beijo amigo
      deste quase teu vizinho

      Eliminar
  12. pois..... todos devemos fazer a nossa parte. Parar... nunca

    ResponderEliminar
  13. Eu vou sentir a tua falta na assembleia. Espero que possamos continuar a fazer parcerias culturais e espero a tua contribuição para o novo mandato pelo menos no que diz respeito à cultura participada e partucipativa. um grande beijinho com amizade

    ResponderEliminar