05 setembro, 2022

APRESENTAÇÃO DO MEU LIVRINHO NO ESPAÇO DA CRIANÇA? SIM, CORREU MUITO BEM!

Naquele espaço da "Festa do Avante" são múltiplas e diversas as iniciativas e, por dispersas, de inicio não estavam muitas crianças, mas foram-se juntando...
 
O Miguel, jovem "pioneiro"contou um conto...
 
Coube ao escritor Domingos Lobo palavras de apreço, não deixando de alertar para a bela ilustração da Sílvia Mota Lopes e de citar Lídia Borges (a "madrinha" do livrinho):
 
«A partilha de histórias lidas ou contadas assume, por isso, no contexto das sociedades atuais, um papel fundamental, não só porque contraria a tendência de isolamento a que os mais novos estão expostos, como leva até eles a possibilidade de identificação com o imaginário coletivo e a simbologia a ele inerente. Com efeito, a explanação de valores culturais e identitários pela via dos afetos, como é sugerida noscontos em presença, é de suprema importância para o crescimento equilibrado das crianças e jovens nas diferentes dimensões do seu desenvolvimento: pessoal, cultural,
linguístico, ideológico, etc…
 
Ora, percorrendo estes - Contos para serem contados - da autoria de Rogério Pereira, percebemos que, através de uma linguagem harmoniosa, onde a rima cumpre o seu papel de imprimir o ritmo e a sonoridade próprios do gosto infantil, todos os fundamentos que sustentam a relevância de uma literatura para os mais novos estão aqui contemplados. A imaginação, o lúdico, a razão, habitam em simultâneo o espaçoda palavra onde a possibilidade de brincar, de imaginar e de “pensar bem” (usando uma expressão de Blaise Pascal), se articula perfeitamente com o sonhar bem, para uma leitura envolvente, capaz de encantar os pequenos leitores.
 
Os textos permitem uma abordagem autónoma, desde que a criança tenha já adquirido o domínio dos códigos da leitura. Contudo, a presença junto dos mais pequenos de um mediador adulto que leia/conte em voz alta, será um fator passível de potenciar a relação das histórias com a realidade e favorecer, seguramente, uma melhor perceção, por parte dos leitores/ouvintes, dos enredos narrativos e dos valores universais e humanos a estimular»
 










 

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Mais que um reconforto, um estímulo... as palavras de Domingos Lobo tocaram-me tanto quanto a atenção da pequenada que nos rodeava

      Eliminar
  2. Momentos como este nunca mais se esquecem, duram-nos a vida inteira :)

    Um grande abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Rogério
    "Estava boa a festa Pá" Como diria Chico Buarque. Lá estivemos! e tive a oportunidade de te conhecer pessoalmente e de arrecadar um dos teus "contos para serem contados" devidamente autografado para o meu neto João. Cumpre aqui dizer que foi um prazer ouvir as tuas palavras e estar contigo pessoalmente, o compromisso será cumprido, a leitura dos contos ao meu neto será uma realidade.
    Um forte abraço
    Xavier Longo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz ao teu neto para fazer uma viagem no meu avião de papel...
      Ficará na minha memória o calor do nosso abraço.
      Obrigado por teres estado
      Abraço amigo

      Eliminar
  4. Achei maravilhosa essa roda de leitura para as crianças, o rostinho delas, a atenção!! Para o escritor isso é maravilhoso.
    Parabéns, Rogério, sucesso!
    beijo.

    ResponderEliminar
  5. Teresa Palmira Hoffbauer9 de setembro de 2022 às 18:50

    Tu que sabes escrever contos infantis como ninguém, Rogério, escreves
    “A lua de mel de um gafanhoto”. Em contra partida, eu traduzo o teu livro
    “CONTOS PARA SEREM CONTADOS” para a língua da menina que detesta livros 📚

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Rogério
    Gostei de ver as fotos, desejo muito sucesso e parabéns para si.
    Desejo um óptimo fim-de- semana com muita saúde.
    Um beijo amigo
    :)

    ResponderEliminar