19 setembro, 2022

"O ZERO À ESQUERDA"

Sigo Fernando Campos, há anos, e ontem deixei-lhe a promessa de trazer ao meu espaço o seu trabalho. Ei-lo 

“O primeiro-ministro, António Costa, assegurou esta sexta-feira que o Governo foi até ao limite do que era permitido pela Comissão Europeia nas ajudas às empresas que estão a enfrentar um forte crescimento do custo da energia. É suficiente? Seguramente que não. É aquilo que é o limite legal fixado pela Comissão Europeia e, portanto, a restrição não foi financeira, não foi política. É a restrição legal que vigora em toda a Europa para as medidas de auxílio de Estado”. 

Se bem entendo esta notícia do Observador, António Costa até fazia, mas não faz. Não porque hoje joga o Benfica ou porque o meu pai não quer. É porque a Comissão Europeia não deixa. Está-se mesmo a ver o que é necessário, mas "deus não permite". Ou seja, o país não tem soberania. O seu governo é um zero à esquerda, não risca nada. 

É assim:

Não no dá a pátria, não, que está metida no gosto da cobiça e na rudeza duma austera, apagada e vil tristeza.

Confesso que nunca tinha visto, nem ouvido, um governante português recitá-lo tão ilustradamente, assumindo-o com tão cândida como contentinha e quase orgulhosa imbecilidade.

Fernando Campos, in "O Sítio dos Desenhos"

 

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Até à pouco, apenas suspeitava... Agora tenho a certeza!

      Eliminar
  2. Regra geral, digo/escrevo eu, quando joga o Benfica, Portugal pára. Isso inclui o Governo, rsrssr
    .
    Uma semana feliz
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...acho que o Governo até fica parado durante os treinos...
      Abraço caro Ricardo

      Eliminar
    2. O vosso governo até fica parado mesmo sem futebol.
      Futebol é o ópio dos pobres dizem os velhos do Restelo.
      O vosso governo nem com ópio tem criatividade.

      Eliminar
  3. Um "aluno" obedientíssimo. Eu diria exemplar, mesmo!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez o termo obediência esteja desajustado... eu diria subserviência

      Eliminar
    2. O grau superlativo absoluto simples - obedientíssimo -, remete para a subserviência, Rogério.

      Eliminar
  4. Meu caro Rogério
    Também eu sou seguidor do belíssimo trabalho do FC, suas iniciais e por lá já deixei o meu desabafo.
    "Eles (PS) não são assim! sempre foram assim. Está lhe na massa do sangue, aprenderam com o patrono que foi quem lá nos meteu. São o partido da precaridade em nome de uma evolução, foram eles que criaram os contratos a prazo, foram eles que reduziram o valor a pagar pelas horas extras, foram eles que criaram o famoso código do trabalho que reduziu todos os direitos de quem trabalha"
    Enfim uma obediência cega.
    Um abraço
    Xavier Longo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e os reformados, pá?
      (é só conversa da treta
      assim, a gente não aguenta)

      Abraço

      Eliminar
  5. Tens razão meu caro Rogério, também me toca.
    Mas essa é a outra faceta de mentiroso.
    Abraço forte

    ResponderEliminar
  6. Boas!

    Os escravos boçais tugas continuam a dar maiorias absolutas a salafrários e terroristas e depois continuam a queixarem-se do resultado esperado!

    Enfim... Pelo menos temos novamente as Baldas às Aulas às Sextas-Feiras (como convém!) pelos rebanhos de animais umanos em fase de formatação e que não fazem a mínima ideia daquilo que estão a debitar. Debitam a propaganda autorizada, todos sem excepção! Haja diversão...

    Continua bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo
      Há muito que não te via
      Quanto à diversão
      Porra! essa não!

      Continuo em baixo

      Eliminar
    2. Tenho andado em bandas digitalmente estrangeiras para verificar a minha teoria de que as manadas umanas são iguais independentemente da localização geográfica!
      E até agora não tenho qualquer facto que contrarie a minha teoria.

      Espero que a razão de andares em baixo não seja por andares a levar com a sopa de mRNA!

      Eliminar