25 setembro, 2016

Dos Yuppies aos Novos Bimbos Urbanos e a forma em como constrói a moda


Yuppie" é uma derivação da sigla "YUP", expressão inglesa que significa "Young Urban Profissional", ou seja, Jovem Bimbo Urbano.


Era usado, na década de 80, para referir-se a jovens profissionais entre os 20 e os 40 anos de idade, geralmente de situação financeira intermediária entre a classe média e a classe alta. Os yuppies em geral possuíam formação universitária, trabalhavam em profissões anunciadas como de futuro, bem qualificadas e seguiam as últimas tendências da moda de então.
Mas como toda a moda muda, agora entrou-se noutra:

os Novos Bimbos Urbanos. 

E como a moda não nasce de geração espontânea, a Goldman Sachs, as redes sociais e as televisões nacionais, bem servidas pelas novas tecnologias, vieram a impor outros comportamentos e aí estão os NBU.
Para conhecer estes novos bimbos pode ler (aqui) todas as modas, umas adoptadas outras impostas

Desse texto, destaco a moda mais generalizada e de certo modo herança dos yuppies. Escreve assim o autor:
Para o fim, a moda mais parva de todas. A moda das empresas que acham que ter trabalho de borla é bom. Aquelas empresas que contratam estagiários e que já sabem que não vão ficar com eles. Que sabem que eles vão dar o máximo e trazer ideias frescas para a empresa, mas que são dispensáveis a partir do momento em que tenham que lhes dar ordenado.
"Procura-se colaborador, recém-licenciado, que saiba falar cinco línguas, saiba fazer mortais encarpados à rectaguarda, saiba cozinhar comida asiática e mediterrânica, tirar cafés, com conhecimentos sólidos das ferramentas office e grande capacidade de sacrifício, de lidar com o stress e que tenha um espírito de equipa fantástico, para se juntar à nossa, já fantástica, equipa. Oportunidade imperdível para aprender e crescer profissionalmente. Salário fixo de 0€. Não é negociável."