28 setembro, 2018

Sobre como (realmente) vai o Mundo, ler tudo no "LADO OCULTO"

 
Edição Nº 4 | 2018-09-28


TEMPOS MUITO PERIGOSOS

Se dúvidas houvesse, o discurso do presidente dos Estados Unidos da América perante a assembleia Geral das Nações Unidas desfê-las, como se demonstra na nova edição de O Lado OcultoO chamado "Estado profundo" norte-americano retomou totalmente a iniciativa e o Pentágono reassumiu, com Trump, ou contra Trump, ou apesar de Trump o comando da autêntica política norte-americana, a que é ditada pelo establishment, a tremenda coligação económica-financeira-militar-industrial-científica-tecnológica... E política. Essa política é a guerra de dominação. Por isso são cada mais perigosos os tempos em que vivemos, porque o aparelho militar do império age como se reinasse em situação de domínio absoluto. A guerra pelo derrube do governo de Damasco e destruição da Síria, cuja continuação foi prometida por Trump em Nova York não é equiparável, em possíveis consequências, às invasões da Líbia e do Iraque. A guerra contra a Síria e os seus aliados traz no bojo a ameaça de um confronto com amplitude e resultados imprevisíveis.

E se dúvidas houvesse quanto às reais intenções de Washington, basta aprofundar um pouco o que se passa, por exemplo, na Jordânia ou no Koweit, países transformados em colónias e bases de agressão. Ou através do comportamento provocatório de Israel ao atacar repetidamente a Síria e testando, mais uma vez, até onde irá a Rússia.

Não é apenas no Médio Oriente que se percebe o perigo. A guerra trava-se, por enquanto, por outras formas na Venezuela e também no Brasil, onde a aposta imperial e neoliberal se deslocou descaradamente para a solução fascista, fazendo das eleições presidenciais de 7 de Outubro um momento de escolha entre democracia e barbárie. E as provas de que o neoliberalismo dominante se vira cada vez mais para o lado do fascismo e suas variantes podem encontrar-se hoje na Alemanha; ou no maior partido do Parlamento Europeu, o PPE, que integra o PSD e o CDS. Nada há, porém, de novo nesta convergência entre o neoliberalismo e a supressão da democracia. Na verdade foi assim que tudo começou, há 45 anos, no Chile terrorista de Pinochet e Milton Friedman. Para contínuo gáudio, dos senhores do dinheiro e dos supostamente tão rigorosos reguladores bancários, nacionais ou europeus, que não conseguiram enxergar sob os seus olhos a gigantesca fraude de pelo menos 200 mil milhões de euros montada a partir de uma das pátrias do chamado "milagre báltico".

No meio dos perigos, um sinal de esperança na aproximação entre as duas Coreias. Infelizmente o entendimento não depende das próprias, sobretudo de Seul, também ela colónia do império.

Sem comentários:

Enviar um comentário