14 setembro, 2018

O LADO OCULTO. Lendo textos, que recomendo

GUERRAS, MENTIRA E DESPREZO PELAS PESSOAS

A edição Nº2 de O Lado Oculto está online e conduz-nos por  viagens dramáticas demonstrativas das ligações entre guerras, as mentiras que estão por detrás ou as provocam. Um roteiro trágico mas que pode ser muito pedagógico. Por exemplo, no Níger e países vizinhos do Sahel o que fazem tropas norte-americanas, francesas, italianas, e alemãs? Combatem o terrorismo, diz-se. Será? Aprofunda-se a situação e deparamos com uma guerra colonial de nova geração. Tal  como na Síria, onde a mentira está na ordem do dia, como demonstram os segredos que revelamos sobre a encenação de um falso ataque químico para acusar o governo de Damasco e originar uma nova agressão norte-americana. E se de mentira se fala, o que dizer das que envolveram a guerra para destruir a Jugoslávia, hoje revisitada a propósito de pontes e pessoas.

Voltamos a África, agora com um exemplo diferente de cooperação, para observar como a China e a totalidade dos países do continente - menos um - criam condições para promover desenvolvimento humano sem recurso às "ajudas" do FMI e do Banco Mundial.

O Brasil continua na ordem do dia. Da mesma maneira que a Suécia, onde as eleições gerais comprovaram a incompatibilidade entre Estado social e neoliberalismo. Na Holanda constatamos como a vida privada dos cidadãos está à mercê da devassa praticada pelas grandes agências de espionagem. E revelamos o estranho mundo da Fundação Interpol, onde se cruzam interesses e entidades mais próximos da criminalidade do que de comportamentos recomendáveis.
____________
Não consegue entrar em nenhum link? 
Clique neste, entre e faça um teste!

Sem comentários:

Enviar um comentário