19 janeiro, 2022

ELIS, FOI HÁ 40 ANOS, MAS... OS NOSSOS MORTOS NÃO MORREM

 

Elis Regina é mais que a voz dela. É tudo o que queiramos reflectir sobre o que cantava. A mim, para outras coisas que não as trago à data, marcou-me muito nesta canção. Por um mundo de razões, mas, sobretudo, porque me serviu sempre que achava chegada a hora de passar a mensagem intergeracional. Uma filha fazia anos, pimba, levava com esta outra versão em cima.

Hoje, por todas as razões e mais uma, trago a versão associada à luta!

Elis foi há 40 anos que morreu? Quem disse?

14 comentários:

  1. Também ouvi no noticiário que a Elis partiu há quarenta anos. Tantos?! Com apenas 36 anos...maldita cocaína!!

    Gostava muito de visualizar o vídeo Rogério, mas aqui mandam-me para o YouTube e, no dito, mandam-me iniciar sessâo para comprovar a minha idade...isso é para maiores de sessenta, setenta? Ou oitenta? Nunca tal me aconteceu...
    Que luta será essa? Vai ter de cá vir para escolher outra versão...

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se lhe causa aversão
      vencer tal embaraço
      siga a recomendação
      procure o outro espaço

      tá lá o link
      e aqui
      o meu abraço

      Eliminar
  2. Não hei de eu estar velha. Parece que ainda há uns meses lia consternada a notícia da sua morte. DE já lá vão 40 anos.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida amiga
      sempre que bebemos a vida
      ela passa num sorvo

      Abraço e saúde da boa!

      Eliminar
  3. Elis, pela emoção que nos provoca, merece a nossa homenagem e o nosso obrigado por ter vivido para nós.

    ResponderEliminar
  4. Sim, há 40 anos morreu Elis Regina, era daqui de Porto Alegre, gaúcha.
    Todas as televisões fizeram homenagem, grande artista, com uma voz maravilhosa e junto mostrava muita emoção. E mais uma que se foi em consequência das drogas, de uma dose misturada com álcool e outros remédios. Ou para outros, dose excessiva, como se uma dose leve não fizesse nenhum 'estrago'.
    Beijo.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei comentar tal excesso...
      fico com a parte memorável
      e com a sua mensagem

      Beijo

      Eliminar
  5. Perda irreparável, Rogério
    E o vídeo um registro para que não se esqueça esse canto é simbólico
    _e quem não se emociona?
    Obrigada pela postagem e homenagem a essa voz , esse grito que ainda, de outros modos ainda ecoa ...
    Abraço, meu amigo

    ResponderEliminar
  6. Claro que sempre guardarei o seu melhor... e o seu melhor era/é tanto!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda agora, um pouco antes de editar o vídeo publicado, deambulei por vários outros com detalhes de entrevistas e detalhes da sua vida... ela era/é um espanto!

      Abraço forte!

      Eliminar
  7. Em 9 de Outubro de 2017 — estava no Porto — uma familiar portuense,
    que ama a musicalidade brasileira, convido-me para ver o filme ELIS.
    Contrariada, mas aceitei o convite. Vi o filme e ADOREI.

    ELIS viveu uma vida turbulenta.
    Enquanto chocava com a ditadura militar no Brasil, lutava com os seus
    próprios demónios pessoais.

    NÃO te irrites com o meu comentário, Rogério!!!
    NÃO é o que tu querias ouvir, mas é a minha experiência pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Teresa,

      Gostei que tivesses adorado.

      Quanto ao pedido... não, não me irrito
      apenas te altero o texto. Fica assim:

      «ELIS viveu uma vida complicada num período turbulento.
      Enquanto lutava contra a ditadura militar no Brasil, chocava com os seus próprios demónios pessoais.»

      Eliminar