02 janeiro, 2022

HOMILIAS DOMINICAIS (citando Saramago) - 114 [ao som do trinar de Fado]

A candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade é um trabalho sério, limpo e belo e que, agora mesmo, alguém reconheceu ser recomendável dar a conhecer. Por acaso, ontem madrugada fora, fui reforçando o que já antes sentira:  o fado só é uma canção triste se deixarmos que a tristeza nos invada; o fado só é uma canção resignada, para quem, durante 40 anos de fascismo, nos quis povo resignado...

HOMILIA DOMINICAL
Hoje trago Saramago ao fado em duas vozes que reforçam e mais valorizam este Património Imaterial da Humanidade.


FADO SARAMAGO
Teu corpo de terra e água
Onde a quilha do meu barco
Onde a relha do arado
Abrem rotas e caminhos

Teu ventre de seivas brancas
Tuas rosas paralelas
Tuas colunas, teu centro
Teu fogo de verde pinho

Tua boca verdadeira
Teu destino, minha alma
Tua balança de prata
Teus olhos de mel e vinho

Bem que o mundo não seria
Se o nosso amor lhe faltasse
Mas as manhãs que não temos
São nossos lençóis de linho

José Saramago

8 comentários:

  1. Ivan Lins e António Zambujo a cantarem o excelente poema de José Saramago. Que maravilha, meu Amigo. Foi um prazer passar aqui. Gosto muito de fado e apraz-me saber que os fadistas continuam a proporcionar-nos bons momentos de palavras e de musica.
    Que o ano de 2022 lhe traga tudo o que deseja, principalmente saúde, paz e muito amor.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu saramaguiano até ao tutano
      Podia lá deixar
      De partilhar
      Este tão belo canto

      Que o ano lhe traga
      tudo aquilo que a mim deseja

      Beijo

      Eliminar
  2. Que maravilha!
    Duas excelentes interpretações!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Aqui está um fado que até este momento desconhecia. Belíssimo poema tangido e cantado por dois grandes intérpretes. Uma pequena maravilha, sem dúvida!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assumi como missão
      dar a conhecer
      o que merece ser conhecido
      dar a ouvir
      o que nunca tenha sido ouvido

      Abraço

      Eliminar
  4. Desconhecia os vídeo, já têm alguns anos e para mim são novidade.
    Obrigada pela partilha!

    Este poema lindo de Saramago na voz de dois grandes artistas é sem dúvida a melhor mensagem para iniciar 2022!

    Feliz Ano Novo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvir este fado
      com sotaque cantado
      ao piano acompanhado
      dá-lhe asas
      que talvez nunca tinha tido

      Feliz Ano Novo e... beijinho

      Eliminar