24 janeiro, 2022

ONTEM, PARA MEU MAL, NÃO HOUVE HOMILIA DOMINICAL


Ontem, julgava de manhã, ter tempo de tarde, para editar à noite. Contudo, não deu tempo. Não deu tempo, apesar de um dia particularmente longo. Acordar pouco depois das seis, para estar às sete e ficar até cerca das vinte a repetir, como se fosse poema:

Bem-vindo
Senhor
Eleitor
Vai pegar neste boletim de voto, e vota
Dobra o boletim
e mete aqui
no envelope branco
e fecha
Depois mete
no envelope azul
e fecha
Depois trás aqui
para eu pôr
a vinheta
que é uma tranca
uma garantia
que ninguém lá entra!

Depois de assegurar que tudo se desenvolveu como era de desenvolver, grito, "outro!", e "outro!", e "outro!"... 13 horas a fio, de grito em grito (com um interregno, ou outro).

A imagem acima? Foi o resto do lanche, sem tempo para o comer todo. É que é coisa feia, falar ao eleitor de boca cheia.

Apenas uma nota final para enaltecer que tudo estava impecavelmente organizado, mas... inscrever 640 eleitores numa só mesa... não lembra ao diabo (o tempo de espera na fila chegou a atingir 2 horas!)

 

18 comentários:

  1. É esse tempo de espera que desanima muitas pessoas. Tantas centenas de eleitores para uma só mesa é impensável. Má organização? Eu não teria esperado. Um ano esperei meia hora mais ou menos e não gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Esse tempo de espera também desanima muitas pessoas"
      E houve muitas pessoas a não esperar...

      Eliminar
  2. Não lembra mesmo ao diabo
    espera tão prolongada
    quantas e quantas vezes
    a abstenção é provocada
    pela falta de paciência
    dos eleitores que chegam
    de uma assentada.

    Nas últimas eleições esperei cerca de vinte minutos.
    Felizmente não chovia como no dia anterior.
    A fila era ao ar livre...já imaginou que pavor?

    Estranhei a sua não comparência dominical, Rogério.
    Não me parece que tenha havido uma boa organização, ou melhor, houve foi falta de planeamento. Seiscentos e quarenta eleitores para uma só mesa de voto, é de loucos. Mas... porque não mais uma mesa?

    Um abraço.
    Suponho que hoje este a recuperar do cansaço.


    ResponderEliminar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos 640 inscritos,
      considerando que a inscrição
      foi voluntária
      para o voto em antecipação
      foi significativa a debandada

      e sim, o absentismo
      também resulta disto

      Ontem, cansado de facto
      senti-me feito um caco
      de manhã, uma vez acordado
      parece nada se ter passado

      tô pronto p´ra tudo

      Abraço enérgico

      Eliminar
  3. Espero o tempo que for preciso.
    Rendo a minha admiração pelos cidadãos que vão para as mesas de voto, sei o que isso é pelas inúmeras vezes que cumpri o meu papel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além do dever cívico
      a prática militante e activa
      de actos de cidadania
      (e... ainda ando nisto)

      Eliminar
  4. Se estou duas ou três horas para entrar numa exposição também estou o tempo que for preciso para entregar o meu VOTO ÚTIL 🗳

    ResponderEliminar
  5. Voto desde 1969 - nesse ano com autorização paterna por ser ainda menor - e nunca esperei muito tempo. Agora, por me ser impossível caminhar mais do que uns dez ou vinte metros, vou de cadeira de rodas e tenho acesso prioritário, claro.

    Concentrar 640 eleitores numa só mesa de voto é uma loucura que nem as condições adversas provocadas pela pandemia podem justificar!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem lembrado
      bem visto
      foi muito o trabalho
      foi elevado o risco

      Abraço

      Eliminar
  6. São o custo que, por exemplo, Catarina Martins, originou ao não viabilizar o orçamento. E agora quem sofre são os (outros) portugueses.
    .
    Boa semana …Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  7. Bah!! Realmente deve ser um tormento, nunca passei por isso, tamanha espera. E de muitos anos pra cá, o voto é rapidíssimo, 4 toques no computador.
    O pior é aguentar a 'criatura errada', mesmo se for por 2 meses, mas é por 4 anos ou o dobro!
    beijo

    ResponderEliminar
  8. Pela parte que me toca só tenho a agradecer ao Rogério e a todos que estão na linha da frente das eleições.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. agradecer a quem está a desenvolver esse trabalho.
    há esperas necessárias, mesmo que não sejam confortaveis, mas há que cumprir o dver civíco.
    boa semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar