13 junho, 2026

ACREDITEM, OU NÃO, SANTO ANTÓNIO VOLTOU A SER CAMPEÃO (em 2025)


A desgarrada mais bela que me foi dada 
segundo a eleição do ano passado
que aqui se repete integrando o que lhe fora acrescentado


  ENTÃO, MEU DESAFIO, FOI ASSIM
Ora dá cá uma quadra
Que eu te dou um manjerico
Terás tua alma perfumada
E eu ficarei bem mais rico 
FOI ASSIM, DESGARRADA 
E eu ficarei bem mais rica
E melhor acompanhada
Seremos dois passarinhos
Em conversa adocicada
Da Fê Blue-bird

Uma quadra lhe vou dar
Gostava que a achasse bonita
Seu manjerico me perfuma
Fique com o perfume da Janita.
Da Janita

Ao Rogério deixo uma quadra
e vou levar um manjerico
não levo mais nada
mas deixo um beijito!
Da Manuela

Os líricos, ai os líricos
Não quero amor imenso
Não quero imensa paixão
Quero apenas um manjericão!
Da ematejoca

Meu amigo Rogério
Quero dois manjericos
Do seu lindo e vasto império
Sem imaginar namoricos.
Da Catarina

Uma quadra é muito pouco
Para um poeta tão querido
Mas se o pedido são quatro versos
Deixo-os e levo o manjerico.
Da Gisa

Era uma vez um santinho
Que gostava de pregar.
Não lhe deram cavaquinho…
Contra a maré, foi remar.
Do Rui Pascoal

Santo António sem saber 
era muito pobrezinho
Desde sempre ouviu pedir
Para si um tostãozinho

Sem nunca ver o fruto
De peditório tão antigo
Santo António está de luto
e a bem dizer... Perdido!
Da Lídia Borges (2)

Uma quadra enquadrada
num espaço que é janela
por feia e mal engendrada
acaba por ficar bela
Da Manuela Araújo

O manjerico levo, então
Vou daqui mais perfumada
A caminho do S. João
E de mais uma noitada
Da Filoxera

A minha negação para rimas
Abstém-me de participar
Desculpa lá Rogérito
Os manjericos não levar
Da Tite

Rogerito, meu amigo,
Até me pões a rimar!
Cheguei tarde e já tenho
Manjerico p'ra levar...
Da Carol
... E VENHA DE LÁ MAIS UMA QUADRA,
AGORA COM OUTRO  MOTE

Cantigas de portugueses
São como barcos no mar —
Vão de uma alma para outra
Com riscos de naufragar.

E FORAM ESTAS AS RESPOSTAS AO DESAFIO EM 2025

Ontem foi o dia de Santo Antônio,
De amor e fé, ele é o irmão. 
Com o seu nome de nascença, Fernando, 
Protege a todos com coração na mão.

Com riscos de naufragar
Estou eu ficando agora
Santo António já se foi
Mas São João não demora.

O fascismo é uma minhoca
Que se infiltra na maçã
Ou vem com botas cardadas
Ou com pezinhos de lã.”

Estando os oceanos cheios
De barquinhos naufragados,
Sobem-me à alma receios
De estarmos todos lixados

Ó meu rico Santo António 
Ajudai-me, p'las alminhas
Nem com o som do harmónio 
Eu consigo umas riminhas.

Vem compor quadras comigo, 
Santo António de Lisboa!
Cabe sempre um novo amigo
Nas quadras que a gente entoa.

Nas quadras que a gente entoa
Se o Santo António ajudar
Lisboa ficará mais bela
E nas Marchas irei brilhar.

"Nas marchas irei brilhar"
Ainda que de andarilho...
O meu tem rodas pr`andar
E dar à marcha algum brilho 😊

Pregou Santo António ao peixes
E os peixes deram-lhe ouvidos...
Tem paciência e não te queixes:
Não houve mortos nem feridos.... 

Pregou Santo António aos peixes
E os peixes deram-lhe ouvidos...
O cardume suplicou que te queixes
Pois há milhares de mortos e feridos


___________________________________________________________________________________________________

Se quiserem saber a autoria de cada quadra terão que ir ver os comentários de então
_________________________________________________________

25 comentários:

  1. Ontem foi o dia de Santo Antônio,
    De amor e fé, ele é o irmão.
    Com o seu nome de nascença, Fernando,
    Protege a todos com coração na mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maldito tablete mudou o nome do santo irmão 😇
      Fernando ANTÓNIO esta escrito na sua certidão.

      Eliminar
    2. Agora o tablete escreveu “esta” — onde eu escrevi “estava”

      Rogério, se esta confusão te irrita, apaga os meus comentários.

      Eliminar
  2. Com riscos de naufragar
    Estou eu ficando agora
    Santo António já se foi
    Mas São João não demora.

    Beijinhos. : )

    ResponderEliminar
  3. “O fascismo é uma minhoca
    Que se infiltra na maçã
    Ou vem com botas cardadas
    Ou com pezinhos de lã.”

    Li algures, mas não sei quem é o autor desta quadra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, essa quadra ouviste-a cantada pelo Sérgio Godinho na canção:
      LÁ ISSO É.

      Beijos. : ))

      Eliminar
    2. Não, não ouvi, porque não conheço as canções do Sérgio Godinho.
      Às vezes, ouço uma ou outra canção nos blogues dos amigos virtuais, mas nunca ouvi a sério a sua voz. Dos cantores daquela época somente conheço o Rui Veloso. Música não é o meu forte.
      Recebi essa quadra de um familiar portuense por @mail.
      Frase que sintoniza com a visão política do nosso amigo Rogério.

      Eliminar
  4. Estando os oceanos cheios
    De barquinhos naufragados,
    Sobem-me à alma receios
    De estarmos todos lixados

    Bjs desta avó solitária!

    ResponderEliminar
  5. Ó meu rico Santo António
    Ajudai-me, p'las alminhas
    Nem com o som do harmónio
    Eu consigo umas riminhas.

    Já que não entrei em 2012, entro hoje, com o meu pouco jeito para versejar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Leo, para quem afirma não ter jeito para versejar, saiu-se muitíssimo bem: Todos os seus seus versos têm as sete sílabas poéticas que a quadra popular exige. Parabéns!!

      Eliminar
    2. Pode ter as sete silabas métricas, mas o conteúdo é de bradar aos céus! 😀

      Abraço

      Eliminar
    3. Ohhh, Teresa, eu achei o conteúdo muito divertido. Está a ser demasiado severa, estas são simples quadras populares,...

      Outro abraço!

      Eliminar
  6. Vem compor quadras comigo,
    Santo António de Lisboa!
    Cabe sempre um novo amigo
    Nas quadras que a gente entoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas quadras que a gente entoa
      Se o Santo António ajudar
      Lisboa ficará mais bela
      E nas Marchas irei brilhar.

      Pego sempre no último verso da quadra anterior, para dar continuidade à Desgarrada!
      😊

      Eliminar
    2. Vamos a isto, Janita!

      "Nas marchas irei brilhar"
      Ainda que de andarilho...
      O meu tem rodas pr`andar
      E dar à marcha algum brilho 😊

      Eliminar
  7. Queridas amigas,
    lindas rimas
    mas sinceramente vos digo
    bem me podia dar fúria
    por terem convertido
    a esperada desgarrada em tertúlia

    Assim,
    estão todas desculpadas
    E Santo António
    farto de abundantes quadras
    até aposto
    gostaria de tertulias bem rimadas

    Esperemos, então
    que chegue o São João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, neto meu: transformámos a tua desgarrada numa verdadeira tertúlia... mas...

      Pregou Santo António ao peixes
      E os peixes deram-lhe ouvidos...
      Tem paciência e não te queixes:
      Não houve mortos nem feridos....
      *
      Esperemos que o São João nos traga um balão e um alho porro! Bjs!

      Eliminar
    2. Pregou Santo António aos peixes
      E os peixes deram-lhe ouvidos...
      O cardume suplicou que te queixes
      Pois há milhares de mortos e feridos

      e já agora, uma citação de um outro post meu

      «Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande.»
      ----------------------------------------"Sermão de Santo António aos Peixes", Padre António Vieira, pregado na cidade de São Luís do Maranhão em 1654(*)

      Eliminar
  8. Santo António abençoado,
    Do meu peito tens devoção,
    Deixas o povo animado,
    E dás alegria ao coração.

    ResponderEliminar
  9. Perdoa-me, qu`rido neto
    Se me abandonou a Musa:
    É bem duro ser cateto
    Pra quem foi hipotenusa!
    *
    Perdoai-me vós, amigos
    Que há tanto tempo não vejo:
    Sofro o pior dos castigos
    E mais castigos prevejo...
    *
    Perder a voz sem estar rouca
    Não me agrada mesmo nada:
    Pra vós será coisa pouca,
    Mas sou eu quem está tramada...
    *
    Abro agora uma excepção
    Por Santo António e meu neto
    E pra pedir-vos perdão
    De incumprir quanto prometo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabaste de levar
      merecidamente
      todos os manjericos
      que tinha p´ra toda a gente

      Eliminar
  10. Fernando que a Deus se deu,
    António do mundo inteiro,
    Lisboa viu-o nascer,
    Pádua tem-no por herdeiro!

    ResponderEliminar