Portugal é a "economia do ano" de 2025 para a revista britânica "The Economist", que compilou dados económicos dos 36 países mais ricos do mundo, enquanto Espanha, que tinha ganhado no ano passado, cai para a quarta posição. (Foi aqui que engoli isto)
E EU EXPLICO COMO SE MONTA TAL CONSTATAÇÃO
Em 2023 verificou-se um forte agravamento da taxa de pobreza dos idosos, que subiu quatro pontos percentuais passando de 17,1% em 2022 para 21,1% em 2023. Este facto não deixa de ser extremamente preocupante, mesmo que, como salienta o INE, possa ser explicado pelas alterações na metodologia de cálculo das pensões de velhice no ICOR 2024. (bebido nesta fonte)
Mas, o facto é que a população idosa está a envelhecer... A idade mediana aumentou de 38,5 para 47 anos em apenas duas décadas. Neste momento, mais de 2,5 milhões de pessoas têm 65 anos ou mais. (isso aí foi bebido daqui)
- De facto, a Mª João tem um rendimento que muito contribui para o índice de pobreza dos idosos;
- De facto ela, mesmo muito velha, não deixa de comer (daí o ser ar feliz);
- De facto ela, reduziu drasticamente a despesa (reduziu o consumo de energia; a internet paga-a o "neto"; os transportes (e são muitos e frequentes) o "neto" faz de taxista... e, de quando em quando, empresta-lhe uns trocos, sem lhe cobrar juros...
O que tu escreves sobre a Maria João é terrivelmente triste.
ResponderEliminarA exposição da sua difícil situação AQUI e provavelmente no Facebook é muito grave na minha opinião, mas a minha opinião é irrelevante.
Não quero intrometer-me na vida dela, mas pergunto-me se ela não mantém contacto com a família. Segundo o que ela me contou, vem de uma família abastada. Tudo é tão estranho e tão difícil de entender.