21 março, 2017

O meu armário, ao longo do tempo nunca teve esqueletos dentro

As Portas do Armário, Porfírio Pires,Óleo sobre tela
O Meu Armário

O meu armário
não é nem alto
nem largo
nem fundo
mas onde me vai cabendo tudo

Lá, fui guardando
cidades, aldeias, vilas
e todos os lugares por onde fui passando

Dentro do meu armário correm os rios
da minha infância
Dentro do meu armário
fui guardando afectos, angustias e medos
à medida que fui crescendo

O meu armário tem gente dentro
Muita gente, mesmo
Nos dias mais cinzentos
ou no decurso das lutas que vou travando
abro-lhe as portas de par em par
e tiro de lá uma espada, ou um pássaro
ou um sol
ou um grito
ou um sorriso
O meu armário, ao longo do tempo
nunca teve esqueletos dentro
Rogério Pereira

23 comentários:

  1. Entre todos os poemas que fui lendo hoje, destaco dois de nível superior. Este, "O meu Armário" e o "Palhaço Sem Circo" do Luís Eme. Dois poemas que me deixaram maravilhada. Capazes de fazer inveja a muito vate consagrado.
    Obrigado pela partilha.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nível superior?
      Vá lá, não exageres...
      Já toda a gente percebeu
      que teu armário é quase igual ao meu

      Eliminar
  2. Tem um armário muito precioso, tem VIDA lá dentro!

    Um beijinho

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
  3. Nem todos os armários são iguais, mas gosto deste seu, especialmente porque tem lá um sol. Eu gosto do sol, sobretudo do Sol. Tudo o resto vem por acréscimo.

    Saudações Poéticas!

    Viva a Poesia!

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sol?
      Ah, pois... o sol!

      SOL DO MENDIGO

      Olhai o vagabundo que nada tem
      e leva o Sol na algibeira!
      Quando a noite vem
      pendura o Sol na beira dum valado
      e dorme toda a noite à soalheira...
      Pela manhã acorda tonto de luz.
      Vai ao povoado
      e grita:
      - Quem me roubou o Sol que vai tão alto?
      E uns senhores muito sérios
      rosnam:
      - Que grande bebedeira!

      E só à noite se cala o pobre.
      Atira-se para o lado,
      dorme, dorme...

      Manuel da Fonseca

      Eliminar
  4. Perfeito, esse armário! Ainda bem que há armários assim: dignos e humanos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes? Também estás dentro desse meu armário
      e às vezes espreito-te...

      Eliminar
  5. Um fabuloso poema, este teu "O Meu Armário", Rogério!

    Forte abraço!

    Maria João

    ResponderEliminar
  6. Outro aplauso, desta vez para a excelente tela de Pofírio Pires!

    Maria João

    ResponderEliminar
  7. Sempre admirei a tua veia poética, Rogério.

    Contudo, não acredito que no teu armário não haja esqueletos. Todos nós temos os nossos esqueletos escondidos no armário ou na cave.

    ResponderEliminar
  8. Que belo armário, Rogério!
    Nele cabem, prosas, poemas, festas, e um sem fim de coisas belas.
    Esqueletos? Isso há, mas é nos armários infectos!

    O próximo livro a ser editado terá de ser de poesia, pode ser?
    Ah, eu queria!!

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Um belo poema, meu caro Rogério
    gostei. de verdade
    e espero que venha livro

    abraço fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Manuel, não vai haver
      um livro precisa que lhe se dê a mão
      e eu tenho as duas bem ocupadas

      Eliminar
  10. O poema está espetacular!! Quem o escreveu? O Rogério ou o Rogerito?... :)))

    ResponderEliminar
  11. Rogério

    eu direi que esse armário é muito "rico" em memórias, e em tudo oq ue de bom e mau a vida nos traz.
    um poema, muito bom mesmo!
    beijo
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Bela poesia que eu nunca poderia escrever - a principal razão é porco não tenho um armário, só tenho uma mesinha de cabeceira e uma salgadeira.
    Um abraço e versa-te homem, que a poesia é do melhor que se pode fazer com as palavras!

    ResponderEliminar