15 março, 2017

Do fino traço ao escorreito texto, o retrato exacto (olha que dois!)


... e termina assim um primeiro texto que recomendo:
«O Rentes é careca. O Rentes é holandês. E fala como isso, como um skinhead  holandês. O Rentes diz cousas que eles nem pensam (eles não pensam) mas sentem; o Rentes fala-lhes ao coração.

O Rentes vota na extrema-direita. Não por convicção – diz ele – mas por protesto. Por reacção, portanto.»
... e o outro texto, ao nível da qualidade do seu traço:
«Entretanto, os democratas do PNR manifestaram-se à porta da Universidade. Contra o totalitarismo. Só visto.
Assim, para que aos arautos do livre pensamento único nunca lhes falte palanque para palestra, nem aos imbecis liberdade de expressão  a Associação vintecincodAbril, dirigida pelo inefável ex-capitão dabril Vasco Lourenço, sempre na defesa de todas as santas liberdades, incluindo a de expressão, já franqueou as suas portas ao Nogueira Pinto. Para que possa livremente expressar as suas ideias. Digam lá que não é lindo.
.
E estamos nisto.
Mas se foi para que Jaime Nogueira Pinto pudesse exprimir livremente as suas ideias que fizeram o 25dAbril, acho estúpido. Ele já tinha esse privilégio.»

10 comentários:

AvoGi disse...

Ai o 25 de abril só trouxe falta de respeito anarquismo e deseducaçao ah, e montes de direitos nada de deveres .
Olha eu salazarista, saudosista e anarquista...
Kis. :=}

Janita disse...

Do texto não irei falar sem aceder aos links não há muito para apreciar.
Só lhe digo que J.Rentes de Carvalho, o Patrão da Barca, que navega em outros veleiros das Letras, está muito bem caricaturado, ainda não tinha lido nada e já o havia identificado. Já a outra figura não reconheço nos nomes citados. Quem é afinal? Não sei, mesmo.

Maria Eu disse...

A palavra não fica atrás do troço preciso!

Beijinhos, Rogério :)

Rogerio G. V. Pereira disse...

Ah, se o Gu lê o que AvoGi
escreveu aqui
ainda vai requisitar uma G3
para recuperar o Império, outra vez

Rogerio G. V. Pereira disse...

Jaime Nojeira Pinto!

Rogerio G. V. Pereira disse...

Fernando Campos é de facto
um caso
há muito que lhe sigo
o texto e o traço

O Puma disse...

Boa malha

Anónimo disse...

Sem olhos - funcionais... - para ler o texto e num estado de saúde deplorável, limito-me a deixar o meu abraço e a partilhar no Fb.


Maria João

Elvira Carvalho disse...

Pergunto-me, que terreno fértil somos nós para que esta gente cresça como cogumelos no outono.
Quanto ao Vasco Lourenço, o 25 de Abril é moeda de duas faces. Não serviu só para restituir ao povo a Liberdade, a Paz, e a dignidade. Serviu também os interesses de muitos pretensos revolucionários.
Um abraço

Lídia Borges disse...

Ouvi o Rentes. Uma aberração! O outro, outra.

A Liberdade é algo precioso para ser assim desvirtuada.

Lídia