13 setembro, 2014

Diário de um eleito - (12)

Na próxima segunda-feira comemora-se o 35º aniversário da lei que dá forma ao Serviço Nacional de Saúde. E porque a minha responsabilidade de eleito se alargou à presença no Conselho Municipal de Saúde, não perdi o evento. A iniciativa do Partido, a assinalar a data, foi a promoção de um debate aberto. Por cada intervenção ia anotado o que julgava relevante, não confiando na memória. Duas, três folhas de notas. Na intervenção de encerramento dispensei-me de tal cuidado. Ela seria, certamente, editada na página do Partido. E tal aconteceu. 
 
Já em casa, apressei o jantar (hoje calhou-me a mim), para ter tempo de fazer o costumado zapping pelos telejornais. Nada! Isto é, sobre o tema, propriamente, não. Mas anotei, junto às notas que de tarde tinha tomado, apenas assim: "As mortes do Hospital de Santa Cruz, não são um caso isolado" e, à frente, fiz um traço ligando essa nota a outra que tinha tomado, onde tinha escrito: "M. Ferreira Leite e os velhos indignados"

A Ordem dos Médicos questiona a morte de dois doentes...

Procurei na imprensa escrita algo sobre a data comemorada, e "ele" lá estava. Dizia, contido, que o seu PS também é culpado. E foi então que me ocorreu lembrar o elogio de Correia de Campos: "Paulo Macedo executa um programa que defende o Serviço Nacional de Saúde". É preciso ter lata!

3 comentários:

  1. E vamos de mal a pior. Eutanásia pura sem respeito pelos doentes.
    Afirmações do ministro que na pratica são e estão em contradição plena.
    Poupar sim...matar e destruir não
    Política não se pode fazer assim.
    Este estado politico é uma contradição

    ResponderEliminar
  2. O problema da saúde pública, por aqui, parece não ter solução. Hospitais sucateados ( muitas vezes sem os materiais mais básicos como esparadapo), profissionais frustrados, outros em regime de quase escravidão tentando uma fuga (cubanos), filas, gente no chão dos corredores. Um quadro que lembra guerra. É algo grotesco de se ver e de se sentir. Meses para obter um exame ou consulta necessitando da intervenção da justiça para conseguir, ou de alguém mais influente. Enquanto isso, escândalos de desvio de dinheiro público se sucedem. Eleições chegando e nos tentando encontrar o menos pior. Não sei para onde vamos, mas seguimos. E como diz o dito: somos brasileiros e não desistimos nunca. Um bj querido amigo.

    ResponderEliminar
  3. o SNS deempenha( ainda?)uma pedra de grande valor para a população, mas estamos rodeados de banha da cobra...

    ResponderEliminar