11 fevereiro, 2017

Não só me roubam links, como me espiam a escrita...

«Rogério, quando falas de "sr. Blogger", falas dos critérios - humanos critérios, claro... - aplicados - ou aplicáveis - a um blogger, ou a uma situação perfeitamente aleatória?»
 A questão foi posta pela Maria João a partir da minha denúncia de links roubados. É uma pergunta ingénua, própria de um Poeta. Respondi-lhe que a "coisa" pia mais fino, e vou surpreende-la. Começo pela imagem acima, torres enormes de refrigeração da água usada para arrefecer um enorme cérebro, a parte "pensante" do Sr. Google, sempre em actividade. Aí, nesse cérebro, residem várias localizações
cerebrais. Uma delas, tem autonomia de ligações sinápticas entre  dezenas de milhões de neurónios e eu chamo-lhe Sr. Blogger. Cada neurónio, para existir requer procedimentos de criação e dá origem a um blogue que, cada um que o tem, o considera seu.

Uma vez criado, pode acontecer de tudo. Ser roubado, ser metralhado ou, pior, ser seguido a ver se se porta com juízo. O gráfico ao lado situa uma intrusão. Eu editei, no dia 7 de Janeiro, algo que era suspeito e... pimba, não escapei, num só momento quase trezentas visitas!

Investiguei e dei com um "visitante" que nunca antes houvera visto ou convidado. Vampirestat, é seu nome. O que é? Sei lá, só sei que não é humano!

Se depois disto tudo me sinto seguro? Claro que não, mas se pensam que deserto por medo, "tirem o cavalinho da chuva"... Escrevo até que me doa o dedo!

NOTA: Aqui pode ver mais imagens dos servidores do Google
_____________________________________
E agora veja a rogériografia deste cérebro tenebroso (editado, à bocado, no jornal "Tornado")

11 comentários:

  1. Tenho centenas de visitas de Vampirestat. E, à custa de uma foto de duas mãos, com link para o local onde a encontrei, fui ameaçada com fecho do blog.

    Beijinhos, Rogério :)

    ResponderEliminar
  2. Há tempos li sobre isso num blogue que trabalha só com formação de blogues e que alerta para muitas coisas e ajuda muito pessoas como eu que nada sabiam de blogues.
    Se tiver interesse em saber, aqui tem o link
    http://www.elainegaspareto.com/2013/11/o-que-e-vampirestat-quais-os-riscos-e.html

    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Gaspareto é minha amiga... e eu já tinha visto esse seu escrito

      Eliminar
  3. Bem, surpreendeste-me, sim, na medida em que, ao longo destes nove anos, sabendo bem que tenho sido muito "presenteada" com a visita de "spammers", não fazia a menor ideia de que algum deles pudesse ter um nome tão, mas tão... criativo. Para além do mais, também ficou sintacticamente mal formulada, a pergunta que te fiz e que transcreveste. Esta coisa de estar "pitosga" nada traz de bom... mas nunca seriam os "spammers" que seriam capazes de me induzir uma fase de pousio poético. A essas, tiveram-nas todos os poetas que conheci na infância e adolescência, pois fazem parte dos "tempos da poesia", são úteis e até desejáveis.
    O problema está sempre naquilo que as induz, não nelas; se forem barreiras bem reais, bem físicas, como uma diminuição da acuidade visual, uma agudização de um problema de saúde crónico, ou mesmo o simples cansaço acumulado, aí, há que parar por um tempo. A alternativa pode ser desastrosa, ou mesmo impossível de todo.

    Mas fui fazer uma rápida visita à tal "cidade dos vampiros" e não é que aquilo, assim, de repente, tem a sua graça? Parece o cenário de um filme de ficção científica...

    Abraço.

    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficção?

      É a realidade pura e dura.

      Acabo de saber que este post teve um"pico" de cerca de 900 "visitas", num total de cerca de 1600

      Eliminar
    2. Eu disse que "parece" ficção científica, mas sei bem que apenas parece. Acredita que nada tenho de ingénua e que sempre tive como dado adquirido, desde que comecei a contactar com estas engenhocas, que todo este imenso universo virtual tem um suporte bem físico, bem real. Nunca me passou pela cabeça que tudo "isto" nos caísse do céu aos trambolhões por obra e graça da nossa desmaterializada vontade...

      Quanto aos contadores, também me apercebi rapidamente de quão pouco fiáveis eram. Instalei-os, mas face ao exorbitante número de "visitantes virtuais", deixei de lhes ligar ao fim de muito pouco tempo.Só recentemente, quando o Sapo passou a fornecer os seus próprios dados estatísticos, fazendo com que os visitantes diminuíssem alguns zeros à direita, comecei a aceitá-los como próximos da realidade, descontando, obviamente, os acessos dos eventuais "spammers" e/ou falsos perfis.

      Se invisto energia,se me deixo "entusiasmar", ou desanimar, por estes dados estatísticos? Nada. Nem uma particulazinha de energia.

      Se procurasse "fama", há muito teria abandonado o Soneto e estaria, muito provavelmente, a escrever sobre "toilettes", sobre penteados, ou sobre as "escapadelas" românticas do pessoal cá do burgo.

      Quanto a este específico "pico" no teu Conversa, claro está que me parece mais do que genuíno. Para além do olhar atento do "grande irmão virtual", chamaste a atenção de muita gente ao falar do Vampirestat. É absolutamente expectável que as pessoas queiram saber um pouco mais sobre o mundo no qual se movem, seja ele real, ou virtual. Quando já sabem alguma coisa, também é normalíssimo que queiram saber o que o vizinho pensa àcerca dele.

      Outro abraço.

      M. João

      Eliminar
  4. Como ando por aqui como ando na vida, um bocadito a "leste" de tudo que acho negativo, acabo por escapar a estes "vampiros" ;)

    Um beijinho e boa semana


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escapar?

      Isso é o que pensas, "meu pássaro azul"
      (desculpa, mas vou insistir em chamar-te assim...)

      Eliminar
  5. Já me aconteceu e agradeço a informação sobre o tal vampiro.
    Desertar, nunca!
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Também eu!! Mas não sei nada desse tal vampiro...

    ResponderEliminar