25 junho, 2021

HÁ SEIS DÉCADAS QUE DURA... II (um texto ontem prometido)

Ontem, respondi à Janita num comentário que lá me deixou:

«Caso não houvesse bloqueio, o incremento do turismo significaria entrada de divisas e maior facilidade no acesso às importações para complementar a produção local... com o bloqueio, o turismo não tem a importância que lhe atribuis.»

E prometi que lhe faria este texto. De facto o turismo em Cuba é a «locomotiva da economia cubana» pela excelência da oferta. Contudo, outro galo cantaria se o bloqueio fosse levantado... Ora veja:

«Só entre Abril e De­zembro de 2020, o blo­queio pro­vocou à eco­nomia cu­bana pre­juízos su­pe­ri­ores a 3,5 mil mi­lhões de dó­lares: im­pe­dida de ad­quirir pro­dutos e tec­no­logia com pelo menos 10% de in­cor­po­ração norte-ame­ri­cana, Cuba viu di­fi­cul­tado o acesso às va­cinas de­sen­vol­vidas pelas prin­ci­pais mul­ti­na­ci­o­nais far­ma­cêu­ticas, a ven­ti­la­dores e a ou­tros ma­te­riais es­sen­ciais a um com­bate eficaz à do­ença; na pro­dução das suas pró­prias va­cinas (duas delas, a So­be­rana 2 e a Ab­dala en­con­tram-se já em fase muito avan­çada de de­sen­vol­vi­mento), foi for­çada a com­prar equi­pa­mentos e re­a­gentes a preços 50 a 65% su­pe­ri­ores ao es­ta­be­le­cido nos mer­cados in­ter­na­ci­o­nais.

Mas não é só Cuba que perde com o blo­queio im­posto pelo im­pe­ri­a­lismo: vá­rios países viram se­ri­a­mente li­mi­tado o acesso a tra­ta­mentos e a pro­dutos far­ma­cêu­ticos e bi­o­tec­no­ló­gicos de­sen­vol­vidos em Cuba, en­quanto dos pró­prios Es­tados Unidos surgem apelos a uma mais es­treita co­la­bo­ração ci­en­tí­fica com a ilha so­ci­a­lista.

Apesar de todas estas di­fi­cul­dades, cres­centes, Cuba re­siste e con­tinua a as­sumir a Saúde como um di­reito fun­da­mental de toda a Hu­ma­ni­dade: a uma eficaz res­posta à pan­demia no país, junta-se a so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista, com 57 bri­gadas mé­dicas cu­banas en­vol­vidas no com­bate à COVID-19 em 40 ter­ri­tó­rios da Amé­rica La­tina, de África, da Ásia, mas também da Eu­ropa.

Que se­jamos ca­pazes de re­tri­buir a sua so­li­da­ri­e­dade e o seu exemplo!»

in "Jornal AVANTE!




 

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Dá-lhe força a certeza de estar do lado certo da vida!
      Resistência é a palavra ajustada!

      Eliminar
  2. O Povo cubano tem passado por tantas provações que se foi fortalecendo no isolamento e, em muitos casos, na quase indigência.

    Depois do que foi escrito no AVANTE, só posso repetir as palavras da Maria João Brito de Sousa: GRANDE POVO!

    ResponderEliminar