19 junho, 2021

"O FUTEBOL É TÃO SÓ E APENAS A COISA MAIS IMPORTANTE DE DENTRE AS COISAS POUCO IMPORTANTES COM QUE NOS DEVEMOS PREOCUPAR".

Quando jogámos com a Hungria, e vimos isso aí acima, achámos lindo mas confundimos tudo. Esquecemos, por exemplo, que uma equipa joga o que a outra deixa jogar. É uma observação tão pertinente que até se aplica ao jogo de hoje. A nossa equipa quase que não tocava na chincha, porque os alemães trocavam entre si a bola e de quando em vez lá vinha um rasgo digno de aplauso. 

dizia o meu neto "Vô, futebol é jogar. É perder, é ganhar..." E nem é preciso resignação para aceitar esta lição do meu Diogo, pois eu do futebol funciono com a lembrança do prazer lúdico de jogar. E jogava em qualquer lado, da rua ao mato, pouco me importando com o resultado.

(continua)

"

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Mas... introduz, pela alienação gerada, um factor que impede que a mudança vá acontecendo... né?

      Eliminar
  2. Há que haver uma certa competividade para o jogador atingir o seu potencial máximo, mesmo o jogador de rua. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou mais uma sílaba "ti"... ali acima...

      Eliminar
    2. A sílaba em falta introduz reserva na graduação da competitividade... o que mais me atraiu no jogo foi sempre o trabalho de equipa!

      Eliminar
  3. O importante mesmo é que a nossa emoção sobreviva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivo intensamente a emoção do jogo.
      Mas esta passa
      logo que o jogo acaba

      Eliminar
  4. PRONTO, JÁ PERCEBI QUE PERDEMOS...

    FELIZMENTE, NA POESIA NÃO HÁ COMPETIÇÃO, MAS...

    SUPONHAMOS QUE EU ME TORNO COMPETITIVA E ME OFEREÇO PARA GARANTIR, A PORTUGAL, A SUA "RÉVANCHE";

    ALGUÉM CONHECE UM BOM SONETISTA ALEMÃO QUE ESTEJA DISPOSTO A FAZER UMA DESGARRADA DE SONETOS CLÁSSICOS COMIGO? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TOMA LÁ BRECHT E VÊ SE LE GANHAS

      SOBRE OS POEMAS DE DANTE A BEATRIZ


      Ainda hoje,na cripta onde jaz
      Aquela que ele não pôde fazer sua
      Por mais que a seguisse pela rua
      Uma emoção forte seu nome nos traz.

      Pois ele cuidou de nos mantê-la na memória
      Ao dedicar-lhe verso tão sublime
      E não pode haver quem não se anime
      A acreditar inteira em sua história.

      Ah, que mau costume ele inaugurou então
      Ao cobrir de louvor arrebatado
      O que havia apenas visto e não provado!

      Desde que versejou a uma simples visão
      Tudo de aparência bela e casta, a qualquer ensejo
      Cruzando uma praça, tornou-se objeto de desejo.

      Eliminar
    2. COM ESTA TRADUÇÃO QUE NÃO SEI DE QUEM É, MAS TEM ERROS GRAMATICAIS E MÉTRICOS ATÉ DIZER BASTA, GANHO-LHE COM UMA PERNA ÀS COSTAS, NÃO DUVIDES!

      VÈ SE ME ARRANJAS O ORIGINAL E LOGO VEJO SE LHE GANHO OU NÃO... TENHO É DE DESENCANTAR UM BOM TRADUTOR PORQUE O MEU ALEMÃO ESTÁ MUITO ENFERRUJADO...

      ENTRETANTO, AQUI FICA UM QUE NÃO TEM FALHAS MÉTRICAS NEM ERROS GRAMATICAIS...

      PRELÚDIOS & DESENLACES
      *
      SONETO E SONATA
      *

      (Soneto em decassílabo heróico)

      Vê, no soneto, que, ao tecê-lo, o escando

      Como se em instrumento musical

      O fosse, nota a nota, exp`rimentando

      Até que me soasse menos mal...

      Mas outros há que explodem, reboando

      Qual trovão que anuncia o temporal

      Que, num crescendo, vem relampejando,

      Rasgar num verso um corpo acidental

      Que não sei porque surge, nem sei quando,

      Mas que sei, vez por outra, ser fatal

      Nascer-me, quando em nada estou pensando,

      Para, a seguir, deixar-me em estado tal

      Que nem eu própria sei se o estou sonhando

      Quando, nel`, me consumo em chama igual.
      ***

      Maria João Brito de Sousa - 1.06.2016 - 11.45h

      Eliminar
  5. Com a Seleção a jogar e com o hino a tocar estou sempre com os nossos rapazes, a ganhar, a perder, a empatar, jogo é jogo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo
      e tenho a impressão
      que afino p´lo mesmo diapasão

      Abração

      Eliminar
  6. Cauda um vibra com os seus pequenos nadas

    ResponderEliminar
  7. Vou comentar com esta frase de Vinicius de Moraes:

    "Misturo poesia com cachaça e acabo discutindo futebol..."

    Só que não bebo cachaça :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta um trago
      de grogue, cachaça ou bagaço
      e irás perceber
      que discutir futebol
      é um TEM QUE SER

      (Acho, que nessa, Vinicius estaria a falar do povo brasileiro. A onda dele era mais uísque)

      Eliminar