06 junho, 2021

Um conto ao Domingo - XXV (A atenção que me devota a Gaivota-Mais-Nova)


Era um fim de tarde, ameno, suave. Um restolhar de asas, bem agitado a procurar equilíbrio no estreito parapeito da janela, deu para perceber que era ela. Nem precisou de grasnar para fazer chamamento. Dirigi-me a ela, puxei um banco e sentei-me junto da janela, certo que haveria prolongada conversa.

"Como estás?" inquiriu com aquele tom de voz que usam as gaivotas quando alguma coisa as preocupa na relação com os humanos. Respondi-lhe que ia andando e que me lembrado dos seus conselhos os tinha seguido e até superado.

"Ora conta lá!" pediu a Gaivota-Mais-Nova. E eu lá fui contando:

«Tal como aconselhaste, logo, logo, não parei tudo e já retomei o que largara. Das responsabilidades tidas, deleguei algumas e  recentemente assumi mais. Das causas, dei  aviso que mantinha a chama acesa e não só fiz que tal parecesse como fiz prova, abraçando novas causas e lutas. Comecei por fazer uma ou outra reunião, agora não falto a nenhuma. Passei a frequentar os lugares que frequentava mas passei a fazê-lo com maior regularidade. Quanto aos amigos, não lhes dei tempo para sentir estranheza pela minha ausência. Ah, e nunca apregoei o tanto que me dói a alma a sua partida, pois eu sei (e to o lembraste) o que é inspirar pena e dó!»

A gaivota fez um silêncio prolongado e depois, partindo, deixou-me este dito:

«Vou me juntar ao bando. Preciso dizer-lhes que há pelo menos um homem que, como nós, sabe voar»

14 comentários:

  1. A foto já eu a conhecia, o novo texto está muito bom.
    Gostei.
    Agora já pode juntar-se ao bando dos seres voadores, sem asas, ao qual eu pertenço. :)

    Boa semana, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «A foto já eu a conhecia,»
      A janela é a mesma, a gaivota não é outra
      «o novo texto está muito bom.»
      Não é o texto que está bom, eu é que estou
      (e podia não estar...)

      Eliminar
  2. Muito interessante esse texto. E que privilégio ter uma relação de amizade com uma gaivota... tão sensata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como ave, a gaivota simboliza liberdade, bem como é mensageira entre o céu e a terra.

      Lenda: Embora não se conheça profundamente o simbolismo que a gaivota carrega, uma lenda dos índios colombianos Liloets diz que a gaivota detinha a luz do dia, a qual guardava cuidadosamente numa caixa exclusivamente para o seu uso.

      Pensando no benefício que a luz traria para a humanidade, porém, um dia o corvo - que, entre outras coisas, representa a astúcia e a esperança - intentou e conseguiu roubar a caixa que a gaivota guardava com tanto zelo, o que deu origem à luz de que usufruímos hoje.

      Veja também a simbologia das Aves.

      Na prática do xamanismo, a gaivota é evocada para a busca da tranquilidade em detrimento de tudo o que impede as pessoas de se sentirem livres.

      Eliminar
  3. Como eu compreendo este texto comovente, meu querido amigo.
    Tu estás bom com a ajuda das gaivotas e da tua fortaleza interior.
    AVANTE é a caminhada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa gaivota existe, mas na verdade
      sou eu que lhe dou alma
      em troca
      ela dá-me asas

      Eliminar
  4. Existe em cada canto do mundo conversadores com gaivota ou com a natureza, escutar a nossa voz interior que vem do intimo da nossa lama , onde Deus reside , na casa da Esperança. Belo texto 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro crente,
      Acredita mesmo neste diálogo? Lá que a gaivota grasnou, grasnou, mas acho que foi mais a pedir comidita... e eu dei-lha!

      Eliminar
  5. Já te comentei no face, se ainda não foste lá, voa! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com que então dupla personalidade... mas... tenho a vaga ideia de um dia te terem tratado por Leo, verdade?

      Eliminar
  6. Um homem que sabe voar !
    E que sabe ouvir e seguir os sábios conselhos da Gaivota-Mais-Nova.

    Um dia, ensina-me a falar com as gaivotas, combinado ?

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fácil, sobretudo para um Pássaro Azul como tu, que és dada ao poema

      Bjinho

      Eliminar
  7. Um texto que me emocionou.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar