09 agosto, 2020

Um conto ao Domingo - XXIV (Os conselhos da Gaivota-Mais-Nova)

 

Nem foi preciso receber um "olá" grasnado, naquele tom já familiar a que me tinha habituado. Bastou-lhe um bater de asas, bem agitado, como se fosse chamamento. Dirigi-me à janela e ia a perguntar o porquê da visita quando ela, com um grasnar sussurrado, me pediu que ficasse em silêncio e que escutasse o que ela tinha para dizer. E foi assim dizendo:

«Eu e minha mãe-gaivota sabemos de tudo. Sabemos da imposta ausência, sabemos de tua ansiedade, sabemos de como te afastaste  de todos as responsabilidades, de todas as causas em que te empenhavas, de todas as reuniões que lideravas, de todos os sítios aonde ias. Sabemos que deixaste de, neste espaço, ir comentar o que tantos dos teus amigos iam escrevendo...»

Parou um pouco, como para retomar o fôlego, e continuou:

«Não pares tudo. Das responsabilidades tidas, delega algumas. Das causas, dá aviso que mantens a chama acesa e faz parecer que  tal pareça. Faz uma ou outra reunião e frequenta os lugares que frequentavas. Quanto aos amigos, pensa a estranheza que lhes provoca tão prolongada ausência. Não precisas apregoar o que te magoa a alma, pois eu sei o que é inspirar pena e dó! »

Depois elevando o grasnar, em tom bem alto, deixou conselho, citando alguém bem conhecido.

«O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário» 

E assim sentenciando partiu, voando... 

_________

Claro que isto não aconteceu. 

Quanto aos conselhos, esses sim, foi a minha mai-nova quem mos deu

9 comentários:

  1. Muito engraçadoo texto. Gostei muito, como gosto de tudo o que escreve. Força, Amigo!

    ResponderEliminar
  2. Homem, diz-me lá o que te faz sofrer?!
    Faço votos que tanto tu como a Teresa estejam bem de saúde.
    Abraço amigo!!

    ResponderEliminar
  3. É verdade .PENSAMENTOS POSITIVOS .MUITA FORÇA .

    ResponderEliminar
  4. Não sei que se passa, para além do stress provocado por este tempo estranho que vivemos, mas penso que a sua mais nova está cheia de razão.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  5. A tua jovem gaivota, ao contrário da de Luís Sepúlveda, não precisa que um velho gato como eu a ensine a voar. Ela sabe-o fazer e até pode (re)ensiná-lo a quem, pontualmente, tenha as asas aprisionadas.

    Um grande abraço para ti e toda a tua família!

    ResponderEliminar
  6. Navegamos nas mesmas águas, no mesmo navio e com a mesma bandeira.
    Boa Noite.

    ResponderEliminar
  7. Sábia gaivota.....

    Abraço-te, amigo :)

    ResponderEliminar
  8. Uau, que texto lindo!
    Com um nó na garganta, que me tolhe as palavras, fico-me por um abraço carinhoso.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. E deu muito bem esses conselhos!

    Abraço

    ResponderEliminar