01 agosto, 2020

Desnaufragando... em pleno desconfinamtento


Desnaufragar *

O céu a marcar a linha do horizonte
Com o mar ali defronte
A terra não nos irá chegar
E chamar-nos-á a memória de marear

Sossega meu barco
Não temas meu barco
Havemos de recuperar
palmo a palmo
teu casco
Erguer-te a vela
Em novo mastro
Te daremos remos
E corda de atracação
E um poema
E uma canção
E um leme
E um sentido

Nada é definitivo num naufrágio
Havemos de emendar o rumo errado
Assim tua alma te reste inteira
Que a proa, essa, a tens virada ao sonho
Rogério Pereira
* reeditado

6 comentários:

  1. Um belo poema, uma promessa de futuro.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso deste teu poema, Rogério! Vemos os naufrágios sob diferentes perspectivas, mas eu gostei muito de ler esta tua visão.

    Como creio que saberás, os meus naufrágios, tal como os do meu avô - esse que se considerava O Náufrago Perfeito - definem qualquer coisa menos literal e, simultaneamente, contêm uma boa dose de ironia.

    Para ele, o naufrágio representava o repúdio consciente de um sistema decadente e opressor, ainda que à custa de todo o tipo de riscos e perdas de benesses materiais. Para mim, será mais ou menos o mesmo, embora o sistema tenha mudado. No entanto, só um cego mais cego do que eu não verá que a opressão, vestindo novas capas, se volta a fazer sentir; de momento, é (quase) omnipresente e ameaça tornar-se omnipotente. E eu, claro está, não falo de Portugal, falo do mundo no seu todo.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  3. Foto singular, poema fascinante.
    .
    Votos de Domingo feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Gosto destas viagens, mas o barco não socega e as velas não obedecem à rebeldia dos ventos.
    Vamos aguardar que o mar se acalme e os ventos soprem apenas de feição.

    ResponderEliminar
  5. POEMA MARAVILHOSO, E TUDO O MAIS MARAVILHOSO TAMBÉM. PARABÉNS

    ResponderEliminar