Os dados são da DECO proteste e confirmam o que já se esperava: as empresas da grande distribuição aproveitaram o IVA Zero para aumentar as suas margens de lucro no cabaz alimentar. Esta é a conclusão mais evidente que se pode retirar do anunciado pela associação de defesa do consumidor.
Segundo a mesma, «desde que o IVA zero entrou em vigor, a 18 de abril, o cabaz alimentar nunca tinha estado tão caro. A 15 de novembro, a cesta com 41 alimentos com zero por cento de IVA voltou a subir, ultrapassando, pela primeira vez, os 140 euros».
Relembre-se tanto o Governo como os partidos de direita, numa opção premeditada, quiseram recusar as propostas de fixação de preços que foram a debate com a argumentação que tal iria provocar escassez de alimentos. A verdade é que o IVA Zero é que provocou escassez, mas nas despensas das famílias que sentem cada vez dificuldades em comprar alimentos.
Ler tudo em AbrilAbril
Quer dizer, estamos preparados para comer mais massa em forma de parafuso.
ResponderEliminarLamentável!
ResponderEliminarAbraço