28 dezembro, 2023

AINDA ODETE SANTOS... AGORA E SEMPRE!

"Uma comunista tem de ser maior que a televisão para que a televisão dê notícia da sua morte. Da minha pequenez, direi apenas que Odete Santos foi grande até eu lhe perder a vista. E tenho a certeza que aqueles que a veem pequena é apenas devido às cataratas do preconceito anticomunista.

A primeira vez que senti Odete Santos em despedida foi em abril, abril de 2007 e registei:

Dela, guardarei as últimas palavras que disse no hemiciclo:

"Enquanto houver estrada para andar eu vou continuar!"

Não acredito que tenha sido pensada a frase ( duma canção de Jorge Palma com a merecida alteração do "eu" de ocasião em vez do "a gente") e ver Odete Santos citar Jorge Palma no Parlamento é para mim um sinal de esperança em Novos Tempos!

Agora não me vou despedir outra vez, era o que faltava! Nós vamos continuar, "subindo e descendo a calçada, as escadarias dos edifícios do poder e a avenida", enfrentando, como eu a vi um dia, o humor pequeno e inteligente do Araújo Pereira rendido à lagosta da burguesia, ocupando a tribuna da república para prostar pelo verbo a voz da mediocridade dos adoradores dos microfones da era da eletrónica, com um verbo de cada um mas com a razão coletiva.

Obrigado camarada Odete! Haja alguém que te atire uma pedra!"

Roubado ao Rei dos Leittões


 

9 comentários:

  1. É um lugar comum dizer "nunca a esqueceremos" mas isso é o que sentimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Obrigado camarada Odete! Haja alguém que te atire uma pedra!"
      Me assino também assim...

      Eliminar
  2. Há pessoas que pelo seu talento e, ou pela sua verticalidade ganham estatutos de imortais na nossa memória. Odete Santos está entre eles.
    Abraço, saúde e Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é, assim será!

      Neste Novo Ano, tudo de bom!

      Eliminar
  3. À Odete Santos, nunca a esqueceremos, mesmo! Foi, é e será sempre um exemplo de coragem e verticalidade para todos nós.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal coragem e verticalidade são o guia para continuar o caminho!

      Abraço esperançoso

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Retrato exacto de uma alma que é exemplo a seguir!

      Abraço amigo

      Eliminar