26 dezembro, 2023

CANTATA DE NATAL 2023

CANTATA 
(Que ano a ano tende a ser diferente)

À entrada são distribuídas as prendas
Beijos e oferendas
De cada a um a cada qual
Passando por ser
O Pai de Natal
Os miúdos poucos brincaram
Mas jogaram, e jogaram, e jogaram 
Enquanto...  
Na cozinha, o Luís trabalhou
A Sandra ajudou
O Paulo ajudou a Sandra, que o Luís ajudou
A Dulce o peru não cozinhou 
Pois desta vez tal acepipe faltou
Mas em compensação, que beleza
Veio de sonhos aviada e os colocou na mesa.
A Andreia ajudou a Luísa que ajudou a João
A servir a refeição 
Na cozinha e na sala
Ninguém se cala
O Mário, fala com o Pedro, que fala
Com o Luís, que fala com o Paulo
O Fernando também não se dá calado 
 E conversa com o Alberto e com o  outro Mário
Num outro lado, a Vanda
Cochicha com a Carla e com a Sandra
Todos falam com todos
Por todo o lado
E ninguém se dá calado
As poucas crianças
Escolhem correrias, andanças
Gargalhadas, meiguices, mimos
Entre irmãos e primos todos mais crescidos
Quase todos maiores, e já poucos pequeninos
Da Marta à Carolina 
Que é a mais pequenina
E assim foi o jantar de Natal
Entre guloseimas e afectos
De cunhados, filhas, genros,
Primos, sobrinhos e netos

Porque quem se estima
Também se esmurra
Fui andando e fui esmurrando
Até que a Carla tal regra fura
Para o ano será ainda mais diferente


Rogério Pereira


Eís-nos: "todos, todos, todos"
 

12 comentários:

  1. E eu, a vê-los e ouvi-los
    a todos, todos, todos,
    encantada,
    mas também saudosa
    do tempo em que havia
    por aí e por aqui, a alegre
    pequenada!

    Um grande bem-hajas, Rogério.
    Para o ano há mais!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Referes, e bem, o comportamento da pequenada...
      Mas alargo
      teu comentário
      te dizendo
      que a nova geração
      não nos seguirá a tradição

      Veremos... para o ano

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que grande família amigo. E que saudades senti de outros tempos, quando chegámos a ser trinta à mesa. Este ano na consoada fomos dois, seis no dia de Natal.
    Abraço, saúde e continuação de boas festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Elvira tem saudades das trinta pessoas à mesa.
      Eu tenho saudades da mesa opulenta dos meus pais com cinco à mesa.
      Agora a mesa é menos opulenta com nove à mesa na Noite de Consoada e dez na Noite de Natal. Quando os meus sogros estavam vivos era uma confusão como nas fotografias do Rogério. Todo o clã Hoffbauer estava presente. Provavelmente, como sou filha única, gosto de pouca gente.

      Rogério, desculpa a intromissão‼️

      Eliminar
    2. Elvira, a pouco e pouco vai-se reduzindo o número, mas fica-nos a memória de terem estado...
      Abraço agradecido

      Teresa, se cinco representam toda a família, não importa o número... e tens razão, ser filha única normalmente pouco valoriza a partilha de afectos...
      Intromissão? Numa tertúlia de amigos
      todos são bem-vindos

      Eliminar
    3. Tu sabes bem do que eu falo, porque tu também eras filho único.
      Hoje, na festa de aniversário do Matthias estavam vinte pessoas e eu sai de lá viva.

      Eliminar
  3. Continuo a festejar o Natal nas duas famílias, na enorme do meu marido ainda com muitas crianças, na mais pequena da minha irmã já com jovens e adolescentes.
    Ambas fartas, ambas felizes, ambas divertidas sem esquecer os ausentes.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom ter famílias estruturadas....

      Abraço festivo

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Gostei que tivesse gostado
      De seguida vou ler esse poema

      Abraço agradecido

      Eliminar
  5. Que grande família, que bonito, que bom.
    Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi nem melhor nem pior do que tem sido
      Mas foi diferente
      e é para onde tende

      Mil felicidades, meu amigo

      Eliminar