31 dezembro, 2023

ELEGIA DO ANO VELHO, ODE AO NOVO

 

ELEGIA, DO VELHO ANO

Caros amigos,
sabendo que está quase chegada a hora
de me ir embora,
aproveito a oportunidade que me é dada
para vos deixar palavras medidas
bem pesadas e reflectidas.
Vou ser acusado de ter sido um mau,
muito mau ano.
Que grande engano…

Nada de mais errado
atribuir ao Tempo
aquilo que está fora das suas competências.
Não sou o causador de vossas dores,
ansiedades, medos e temores... 
Não sou eu quem semeia a pobreza, nem as guerras que infernizam a terra
sois vós próprios,
Caras senhoras e caros senhores.
Sois vós próprios e as vossas circunstâncias,
e mesmo estas não me podem ser imputadas. 
O tempo, este vosso servo,
apenas é uma referência intangível
a quem nada é exigível.
Ninguém até hoje me tocou.
Ninguém até hoje me fotografou,
me descreveu a rigor ou desenhou.
Contudo existo,
mas apenas marco referências
de cada facto ocorrido,
de cada acto omisso,
de oportunidades tidas ou perdidas. 
E logo, quando cada badalada for ouvida,
das doze que serão escutadas,
não esqueçam de juntar aos vossos doze desejos,
palavras minhas, aqui deixadas:
Que cada desejo não entregue ao tempo anseios
que dependem de vossos gestos.
O tempo nunca resolveu nada
que os povos não tenham querido resolver.
Que cada um saiba o que de importante pode e deve fazer.
Que a sabedoria vos ilumine. 
São os meus votos

____________________________________________
MINHA ODE AO ANO NOVO

Deixemos ir o velho e que fiquem seus desejos
Que eu fico e mesmo em sofrimento me renovo
Há 14 anos que por aqui ando
Na esperança de cada ano
Vir a ser um Ano Novo
Hoje, em dia que se quer solidário
Quebro o hábito
E desejo-vos  a todos  
Um justo MUNDO NOVO


 


17 comentários:

  1. Aqui vai um abraço, boas entradas em 2024.
    Para o ano encontramo-nos aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou... quem sabe?
      Talvez por aí

      Abraço agradecido

      Eliminar
  2. Infelizmente não se espera a Paz no mundo que todos desejam, menos os senhores da guerra!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos, todos
      excepto esses
      esses e outros
      aqueles que passam ao lado

      Abraço entristecido

      Eliminar
  3. Que 2024 seja melhor que o ano de 2023.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2023 foi tão mau... que pouco será necessário para que seja melhor 24

      Abraço esperançoso

      Eliminar
  4. Que 2024 seja um ano melhor para nós e para toda a humanidade.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que assim seja!

      Abraço esperançoso

      Eliminar
  5. A Elegia do Ano velho termina com um esperançoso e magnânimo desejo teu. Que o teu desejo nos traga a luz e ilumine o nosso caminho..

    Quanto à Ode ao Ano Novo, pois faço meus os teus desejos e que Justiça não falte no Mundo e em todos os cantinhos e recantos.
    Até nos corações dos políticos, que sempre puxam a brasa à sua idealogia.

    Bom 2024.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom tomares por teus todos os desejos meus... Mas fiquei intrigado, politicos com ideologia? Só... só conheço o meu... !!!

      Beijinho agradecido

      Eliminar
    2. Como não conheço políticos cozinheiros,
      e, de uma forma ou d'outra, idealogias todos têm,
      troquei a brasa por outros braseiros.... :)

      Nada a agradecer,
      tudo o que dou ou faço
      é por prazer.

      Eliminar
  6. A corrida continua sem meta definida, há que não desistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto houver caminho a percorrer continuaremos a correr
      Desistir? Desistir é morrer!

      Abraço de resistente

      Eliminar
  7. Um justo novo ano também para ti, querido amigo e camarada!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço meus os votos teus!

      Abraço agradecido

      Eliminar
  8. 2024 repleto de muito amor, carinho e sempre a Esperança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço meus os votos teus
      mas acrescento-lhe a Paz

      Abraço esperançoso

      Eliminar