01 janeiro, 2024

MENSAGEM DE ANO NOVO, MAS QUE NÃO SE RENOVA

Imagem StreetArt Child

 

 

 

Mensagem deste Ano Novo
Trago do Ano Velho
tudo o que tenho,
e é pouco, como mostro.
Não me tirem mais!, eu troco...
Troco este rádio
pelos esqueletos que guardas no armário.
Troco o meu brinquedo
pelo teu medo,
e o o meu colar pelos fantasmas
que não largas.
Dou-te o meu boné
se me deres as teias
em que te enleias.
Dou-te todas as minha miseras roupas
se me vestires com teu sorriso.
Dispenso-te minhas pobres botas
se jurares
percorrer caminhos que não ousaste.

Julgas que tudo o que te move e a que te agarras
valem mais que estas minhas vestes e tralhas?

Vá, pensa!, tudo o que te proponho
não tem de acontecer agora.
Vamos trocando pelo ano fora.
Vamos trocando?
Vamos?

Ah, e esta rua
é também tua.
Usa-a para a minha luta, já.
Vá!
Rogério Pereira (reeditado, com alterações)

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Excelente?
      Basta que seja bom
      e já ficaria contente!

      Abraço agradecido

      Eliminar
  2. Banksy ficaria tão orgulhoso
    se soubesse que escreveste
    este belíssimo poema
    para legendar o seu mural...

    Mas não faz mal
    sabes tu e sabemos todos
    que trocar o velho
    por novo nem sempre
    é "legal"...(Bom)

    Abraço sem trokas nem baldrokas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico eu orgulhoso do que acabo de ler...

      mas seria légal que a miséria
      acabasse
      e usássemos a oferta
      para lutar contra ela

      Abraço esperançoso

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Esforço-me por isso
      Por vezes até consigo

      Eliminar
  4. Ainda bem que pude ler o poema no FB.
    Bom ano, com a saúde em alta!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito da tua mensagem não passível de renovação... Não tenho esqueletos para a troca, nem medos, nem fantasmas, mas se te der as teias em que me enleio, como escreverei - tantas vezes sobre a nossa luta, ainda que de forma menos óbvia - os meus poemas? E sim, sei, pequenino ano novo, que ao nascer já trazias sobre os ombros o peso esmagador dos dias tempestuosos que te precederam. Esqueci-me disso quando te desejei Paz e Justiça... mas, sabes?, vou continuar a desejar-te o que já desejei: basta-me redobrar os esforços!

      Um grande, grande abraço!

      Eliminar
    2. Olá, Léo eu vi que sim... mas o Face não é a minha praia...
      Abraço agradecido

      Eliminar
    3. Sim, Maria João, continua a desejar-me o que sempre me desejaste e a continuar à maneira tua o empenhamento na luta

      Abraço, de punho erguido

      Eliminar