02 janeiro, 2024

A BLOGOSFERA AGORA... TÁ BÉRA (JÁ NÃO É AQUILO QUE ERA)


A imagem retrata o ranking dos meus 10 posts com maior número de visualizações nos meus 14 anos de existência. Os números até a mim me surpreendem. No podium (os três primeiros) surpreendem sim, mas não tanto,  pois o primeiro manipula quem procura documentar o maquiavelismo que por aí anda... mas o segundo lugar, meu Deus, como foi a adesão ao desafio da participação colectiva... quase 5 mil visualizações e 41 comentários! (e que comentários)! 

Sim, mas isso foi em junho de 2012... e querem mais um testemunho de que a blogosfera já não é aquilo que era? Ora vejam só!

23 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer2 de janeiro de 2024 às 23:40

    ematejoca 1 de janeiro de 2011 às 22:49
    Cheguei há pouco tempo a casa, tenho andado por fora, e portanto, só agora soube do primeiro aniversário deste seu blogue.

    MUITOS PARABÉNS!
    MUITOS ANOS DE VIDA!

    Abraços da amiga de longe,
    Teresa

    Afinal, há mais de treze anos que fazes parte do meu inventário, Rogério!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço parte, há tanto, do teu inventario, quanto tu fazes parte do meu...
      Não esqueças de quem te ladrilhou a rua...

      E era o tempo em que me deixavas abraços...

      Eliminar
  2. Teresa Palmira Hoffbauer2 de janeiro de 2024 às 23:48

    ematejoca 13 de junho de 2012 às 13:08

    Ó meu rico Santo Antoninho!
    Se Portugal perder esta noite
    contra a Dinamarca em Lemberg
    Levas no focinho!!!

    Que malcriação tinha esta tua amiga virtual, Rogério!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se queixa o Santo da ameaça,
      mas da explicita ligação ao futebolês

      Eliminar
  3. Não sou desse tempo mas, pelos vistos, havia mais animação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia mais animação e não só... hoje entre a blogosfera e uma qualquer rede social é pequena a diferença...
      Ocorrem-me palavras de Saramago: "O twitter não é mais do que a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até ao grunhido"

      Eliminar
  4. Acredito, meu Amigo Rogério. Muitas pessoas saíram da blogosfera para as redes sociais. Não ando muito atenta aos números. Gosto deste espaço. Confesso que já tenho pensado em desistir dele, mas quando chegar esse tempo aviso.
    Tudo de bom.
    Um ano de 2024 cheio de amor, saúde e conforto. E que haja paz no mundo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não desistas querida Graça. Este espaço
      é como um nosso "Diário"...
      Memória futura deste nosso tempo.
      Registo do que vamos escrevendo...
      E da forma em como nos relacionamos com a comunidade que nos acompanha e segue...
      ... e faço meus os votos teus...
      Beijo

      Eliminar
  5. "Mudam-se os tempos..." De qualquer forma, parabéns por mais este aniversário enquanto "nativo da blogosfera", Rogério.
    Curiosamente, sou uma nativa anterior a ti, já que o meu blog de sonetos, no Sapo, faz 16 anos no próximo dia 14. E é por cá/lá que tenciono continuar, com ou sem dezenas de comentários. Quando entro na única rede social a que me dignei pertencer, tenho sempre a sensação de estar a entrar numa carruagem do Metro em hora de ponta...
    Abraço forte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela aniversário era
      quando havia blogosfera
      hoje, para quem assim a viu
      ela se aproxima-se do Metro vazio

      Abraço, neste tempo turbolento

      Eliminar
  6. Eu comecei em 2006 e tive uma paragem de quase três anos, sinto muito a diferença.
    Lamento sobretudo a falta daqueles que partiram!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentimos a diferença, sim!
      Para além dos que partiram (e tenho-os na memória) lamento os que abandonaram...

      Abraço extensivo à sua persistência

      Eliminar
  7. Boa tarde:- Parabéns pelo bonito blogue que administra.
    .
    Feliz Ano de 2024 para si e família.
    .

    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço meus os votos seus...

      Abraço agradecido
      PS estou em falta consigo, vou corrigi-lo

      Eliminar
    2. Tentei segui-lo e fazer-me seu amigo, só que não consigo

      Eliminar
  8. Se o mundo gira e avança
    e na sua mudança,
    nada fica igual,
    porque insistimos nós
    na pretensão de ter uma blogosfera
    tão como ela era num tempo
    quase irreal, de tão distante?

    Não te apoquentes
    e vai mimando quem
    agora te mima
    e estima!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, o mundo gira
      contudo
      inverteu o sentido
      recua

      Se me apoquento?
      Dou desse recuo um apontamento
      e nem me anima
      sabendo que havia tanta tanta gente
      a merecer igual mimo e estima

      Beijo reconhecido

      Eliminar
  9. Teresa Palmira Hoffbauer3 de janeiro de 2024 às 22:16

    Já leste?

    https://iniciativadoscomuns.org/o-trabalho-da-esperanca/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e já enviei a quem achei que devia enviar .
      E tu vais a tempo de assinar

      Eliminar
  10. Oi, Rogério, não te incomodes com isso, muita gente foi para as redes,
    aquelas que não curtem muito a escrita, postam imagens, fotos, etc.
    São coisas diferentes. Também é válido. Cada um no seu quadrado, amigo.
    Um feliz 2024 com muitas postagens, muitas inspirações.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Sim, muitos migraram para as redes que exigem menos ,basta um like
    para significar que gostou do que viu _ é a fase dos que tem pressa .
    Quem ficou são corações românticos que gostam de poesia e de
    uma boa conversa. Não me importo muito com números, na verdade
    nem sei quantos somos, importante é estar brincando com as palavras e trocando figurinhas com quem também gosta . Quando alguém saí do círculo sentimos falta. Fiquemos, pois Rogério , por favor ! rs
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde.
    Já tenho mais de 20 anos de blogesfera.
    Quando comecei foi em blogues como convidada.
    Aprendi muito, havia bloguistas Amigos que se apoiavam uns nos outros e isso ajudou-me imenso.
    Depois muitos foram abandonando e ficou assim, digamos uma blogesfera com poucas partilhas, tudo foi para o Facebok e outras redes.
    Eu resisti, ainda resisto, mas que mudou muito, mudou.
    Desejo tudo de bom para si Rogério que é um dos meus leitores antigos.
    Obrigada!
    :)

    ResponderEliminar