03 janeiro, 2024

CTT E... UM CASO MENOR, CONSIDERADO ENORME


Hoje toda a imprensa, falada, televisiva e escrita empolou um pequeno caso transformando-o em caso enorme. E apenas uma força política lhe esvaziou a dimensão. Por razões históricas reproduzo um telefonema inesperado...
Minha Alma (atendendo a chamada) - Tá? Quem fala?
Voz (em tom familiar) - Sou eu, a Maria!
Minha Alma (tentando localizar a fala) - Qual Maria?
Voz (em tom de ironia) - A Maria-Vai-Com-As-Outras!
Minha Alma (admirada) - Quê? A Rainha?
Voz (sentida, por ser reconhecida) - Eu mesma! Quero que registes que muito apreço teres assumido a luta que eu enfrentei. Sabes? Foi por meu despacho régio que acabei com a bagunça do serviço postal privado?
Minha Alma (admirada) - Quê?  A... a sério?
Voz (com energia inusitada) - Sim, acabei com a treta do "correio mor" e com a "Carta Régia" de 1520 e, em despacho meu, nacionalizei os serviços postais mais de três séculos depois. Foi em 1797. Os gajos que ganhavam massa com isso, não davam conta do serviço... Quase me deram cabo do juízo...
Minha Alma (admirada) - Caramba, Dona Maria, nem sabe a falta que agora a senhora nos fazia... Sabe o que custa reverter uma Lei estúpida?
Voz (em tom sentencioso) - Depois do desastroso desempenho e do que se vai passando por esse Pais fora, compete-te engrossar fileiras. Ou estás à espera que as almas do outro mundo vos ajudem em tudo? 
(ia a responder, mas a chamada caiu)

11 comentários:

  1. Mas olha que na SIC NOTÍCIAS continuam às voltas com a história dos CTT.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não se pode pegar por causa séria
      empolam-se as pequenas questões
      (o PCP não ligou puto ao assunto)

      Abraço real

      Eliminar
  2. Teresa Palmira Hoffbauer3 de janeiro de 2024 às 23:38

    Li que a “Parpública comprou ações dos CTT por ordem do Governo.
    Holding do sector empresarial do Estado mantém participação ‘secreta’ nos CTT, que nunca foi comunicada ao mercado nem referida nos relatórios anuais. Compra teve lugar após exigências do Bloco para aprovar OE2021, apurou o JE.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias dar mais atenção ao desafio da Rainha

      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer4 de janeiro de 2024 às 00:12

      Nunca dou atenção a ninguém, nem mesmo a realeza‼️

      Eliminar
  3. Muito bem construído este diálogo telefónico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que ninguém passou cartão à memória ... nem ao que disse a Rainha

      Eliminar
  4. Eu, que chego tarde por motivos de força maior, passei cartão à memória e a tudo o que disse a rainha, nomeadamente sobre "a bagunça" do "Correio Mor" e da "Carta Régia" de 1520 bem como sobre "os gajos que ganhavam massa com isso e não davam conta do serviço". Para acabar com a bagunça, Dona Maria nacionalizou, por despacho régio, os serviços postais de Portugal. E eu que nem acreditava em almas do outro mundo, caramba!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e que falta nos fazia ela agora...

      Abraço saudosista

      Eliminar
  5. Mas o recado que ela deixa é que é importante: cerrar fileiras e não desistir nunca. Estou lerda? É da infecção respiratória, desculpa.

    ResponderEliminar
  6. Tirando o teu estado...
    o que Maria terá exclamado
    faz lembrar
    eu te digo
    palavras de ordem do nosso Partido

    Abraço, de punho fechado

    ResponderEliminar