26 julho, 2010

À escola o que é da Escola

"Terrear" é um blog de um professor. Dedica o seu trabalho diário "A quem ainda não desistiu de inventar dias mais claros". Portanto dedica-o a mim, a si e a outros que hão-de vir. Lá encontro, sobre educação, muitas reflexões suas e, também, citações. Por lá não passo a correr. Recomendo que façam o mesmo. Deixo aqui parte de uma entrevista com António Nóvoa. Faço-o por várias razões, mas principalmente porque não me excluí nem me excluo do processo educativo: HÁ COISAS QUE NÃO COMPETINDO À ESCOLA COMPETE-ME A MIM enquanto avô ou até mesmo, enquanto cidadão. Eis o texto:

"Qual é o principal desafio de um gestor escolar atualmente?

Acredito que é decidir o que é essencial ensinar aos alunos e garantir que as disciplinas elementares não sejam prejudicadas pela avalanche de conteúdos que são propostos atualmente. Hoje, a equipe docente se ocupa da Educação Ambiental, alimentar e comportamental e com programas de prevenção a aids, acidentes de trânsito e violência sexual. Todos muito importantes, mas que não são responsabilidade da escola. Ao tentar colocar tudo no mesmo pote, falta espaço para o básico."

Este texto pode ser lido integralmente aqui
Nota: Sigo, com igual interesse, outros bogues de professores nomeadamente os que sob influência do Terrear, desenvolvem meritória e militante acção de divulgação de textos e boas práticas da sua profissão. São eles: o "Vox Nostra " e o " Suco, Suquinho, Sucodinho "