14 fevereiro, 2015

Em Dia dos Namorados, a premonição do coração

Levantou-se cedo como há muito não fazia com uma sensação estranha de outra presença, de outra companhia. O espaço ao seu lado estava vazio e, na tabela dos afectos que lhe restava inscrita na alma, espaço vazio tinha o número último da longa tabela e referenciava "ausência". Inscrevera-o ela própria há muito, para registar o sentir e as ânsias das pequenas ausências. Antes de sair do quarto passou os dedos pelos lugares antes ocupados pelos objectos dele e recordava como era desmazelado deixando tudo por todo o lado. Recordou o dia em que a abandonou e o bilhete deixado, tinha na memória todas as palavras escritas, com aquelas letras  redondas, quase desenhadas: "Não posso, não posso continuar" foram as palavras que mais a magoaram e magoavam ainda, passados três anos sobre a data que hoje era celebrada e lhe parecia tão mal escolhida para a inusitada partida. Nunca lhe passou pela ideia aquela desistência e um primeiro impulso foi o de jurar jamais o perdoar. Manteve a jura durante muito tempo até que o tempo lhe fez esbater tal sentimento. Tentou libertar-se da memória e reiniciar uma vida nova e quase conseguia embora fugindo, por medo, de nova relação. Aconteceu então o despedimento colectivo, e retomou o ponto de onde tinha partido. Percebeu a impotência de responder aos compromissos. Empenhou-se e sacrificou objectos amados. Aí, começou a desculpá-lo e voltaram à lembrança as promessas deixadas na vã e inconfessada esperança de serem cumpridas.  Voltou às palavras do bilhete deixado: Um dia volto. Levo a nossa tabela de afectos e teus desenhos. Não te deixo mais nada que não seja a promessa do meu regresso. Amo-te muito mais que a mim próprio pois o amor que tenho a mim próprio deixou de pesar. Um dia hei-de regressar. Sempre teu" .  
À sensação de presença seguiu-se um sentimento de certeza. E a premonição instalou-se no coração, sem resistência. Ele sempre cumpria o que prometia. E com essa quase certeza, fez-se ao dia...

 

O dia de trabalho foi pesado como acontece sempre ao sábado, na caixa do supermercado. Com a premonição quase doentia a dar-lhe energia e a conduzir-lhe os gestos, pôs a mesa, as velas, as flores e foi preparar o jantar com a receita 108, que  antes tantas vezes fizera e que ele tanto gostava. A mesa estava bela e foi experimentar as luzes e a música a tocar, regulando o som à altura do falar. Findo tudo, esperou... estava na hora que o catálogo do tempo, em tempos indicava, para o seu chegar. 
Passou essa hora, e outra e outra e nem o coração nem a alma desistiam...

Ouviu-lhe os passos. A chave a rodar. Levantou-se, segundo o gesto 52 ainda lembrado e que constava na rotina das chegadas. A porta se abriu, mas ele não entrou. Com os olhos pousados no chão, disse: "Anda, vamos ali, temos que falar". Sem pensar em nada, atordoada, saiu como estava. No percurso que ambos há muito tinham percorrido para aquele lugar, ele lhe contou por tudo o que passara. Depois não mais falaram. Sentaram-se no paredão com o olhar a ressuscitar no mar. Deram-se as mãos, numa ternura de perdão e de gestos, sem numeração na tabela dos afectos...

NOTA: este conto piegas é a continuação de um ciclo de vida que começou assim e tem estes antecedentes.

12 comentários:

  1. Todos os contos de amor são piegas e belos como só o amor consegue.
    Aguardo a continuação para o ano que vem.

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. ~
    ~ ~ Actual, humano e sentido. ~ ~

    ~ Uma leitura muito interessante.

    ~ ~ Grata pela doação amiga. ~ ~
    .

    ResponderEliminar


  3. A personagem Vida tem aqui um peso excessivo para qualquer sentimento por "catalogar".

    Bj.

    ResponderEliminar
  4. Afinal os números tem significados tão belos quantos as palavras.
    Gostei muito.
    Só fiquei curiosa de saber qual seria a receita e que música era essa que tocava baixinho.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. "Só a tua presença me completa." :)
    Seria um bom título, sim!

    Beijinhos, Rogério! :)

    ResponderEliminar
  6. A minha premonição de que eles este ano dariam as mãos, foi certeira!

    "Quem sabe de hoje a um ano eles estejam juntos, felizes e de mãos dadas, contemplando as mesmas águas?"

    Isto escrevi no passado ano no Dia dos Namorados. Este ano cá estão eles juntos, numa ternura feita de perdão e uma tabela de afectos imensa, onde não cabe nenhuma numeração!

    Será que já se pode escrever The End?

    Veremos o que nos reserva 2016!!

    Beijinhos e que as mãos permaneçam enlaçadas!

    ResponderEliminar
  7. Que mal tem a pieguice? Devo assumir que não o sou, porém

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  8. Histórias de amor nunca são piegas para quem as vive, ainda que assim pareçam a quem vê "de longe".
    O sofrimento costuma fortalecer o amor.
    Que seja uma história de final feliz.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. Piegas é o outro...este conto é sensível e retrata voos anunciados...

    Beijnho

    ResponderEliminar
  10. Por acaso lembrava-me dos episódios anteriores...

    Apetece lembrar aquele trocadilho que dizíamos na Faculdade: «A vida é uma soda! - Fócrates»....

    ResponderEliminar