08 julho, 2021

DIÁLOGO COM A MINHA PRÓSTATA

Ela (a próstata) - Olha, desculpa interromper, podemos falar?

Eu - Olá! Sim! Diz lá!

Ela (a próstata) - Depois da biopsia, passados estes três dias sobre os doze tiros com que fui metralhada e depois de ter sido apalpada, queria saber como estavas...

Eu - Acabo de falar com o coração que continua a bater ao ritmo certo, mas recomendou que eu tenha cuidado com as emoções. Queixa-se que o faço bater demasiado. Falei antes com os pulmões, com os dois. Estão zangados comigo e disseram em coro, que ou paro com o cigarro ou eu me apago. Já tinha falado com o fígado e o gajo anda à rasca, embora admita que a cirrose (por enquanto) está fora de hipótese...

Ela (a próstata, interrompendo) - Pára, carago! Eu só queria saber sobre o teu estado! De como estás na compreensão da minha função. Se tens ardor ou dor, se mijas bem, se sangras, se sangras muito...

Eu (a tentar fechar o diálogo) - O meu estado? Isto é uma consulta? Agora deste em urologista?

Ela (a próstata, com voz sentenciosa) - Não brinques. Bem sabes que o equilíbrio do ser humano resulta da capacidade de cada um interpretar os sinais do seu corpo.

Eu (rematando) - Há bocadinho, a urina ainda me saiu com vestígios do teu sangue. É normal! Por tanto... estou ótimo!

PS: A consulta ficou marcada para 30 de agosto. Aguardo calmo.

CONTINUAR A LER

20 comentários:

  1. Calma! Haverá uma solução com ajuda médica e algumas alterações da sua parte para um dia a dia mais saudável......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou calmo. Como é sabido
      sou em tudo excessivo
      até na forma em como comento
      o meu excesso

      Alterações? Nem pensar!
      (obrigado pelo seu cuidado!)

      Eliminar
  2. É o que nos resta em tantas lutas desta vida: aguardar, calmos.
    Essa conversa sacou-me um sorriso em dias soturnos. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Tudo vai correr bem.
    Familiares que passaram pelo mesmo - nenhum confessou se dialogou com a dita cuja - estão finos agora.
    Sei que darás luta.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, estou confiante!
      E se é imaginação, este diálogo resulta da caricatura daquilo que a próstata deixou dito quando fala "da capacidade de cada um interpretar os sinais do seu corpo"

      Sou um lutador!

      Beijo

      Eliminar
  4. Há cerca de 5 anos fiquei sem a minha próstata e ainda cá ando. Um cancro levou-me a bexiga, que foi substituida por um pedaço de intestino, e a próstata (que estava boa) foi agarrada a ela. O que não tem remédio, remediado está.

    Não quero lançar mau agoiro, de maneira nenhuma. Espero sinceramente que esteja tudo bem consigo, descontando as mazelas próprias dos anos de vida que já tem, uma vida que (acredito) mereceu ser vivida e vai continuar a merecer.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo, tem toda a razão: o que não tiver remédio, remediado estará. Até aqui, nunca vi bisturi. Nem amígdalas, nem apêndice, nada.
      A minha próstata, que sempre gostou de mim, até está disposta a ir embora.

      Obrigado pelas simpáticas palavras.

      Abraço.

      Eliminar
  5. Uma postagem muito intimista! :)
    Vai correr tudo bem.
    Eu também tenho que marcar uma ecografia renal|!

    Abraço e boa disposição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos assimétricos, a nós, toca-nos a próstata
      A vós os ovários
      O rim é coisa comum... e que a sua eco não lhe traga dissabores

      Abraço e disposição ainda melhor que a minha

      Eliminar
  6. Não li o diálogo, porque suspeito que seja demasiado intimista‼
    Eu digo simplesmente que um homens que sonha salvar o mundo, merece viver ainda muitos anos 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas leia, partilhar uma intimidade eu o faço frequentemente.

      Quanto a viver muitos anos, diria que ser eterno seria uma chatice

      Eliminar
  7. Amigo Rogério.
    Como tudo já foi dito e comentado,
    venho eu para o descontrair um bocado.

    Com a consulta marcada
    e com a conversa em dia
    tem próstada encaminhada
    para uma vida longa e sádia.

    -----------------

    E agora, porque a versejar também se fala e aconselha, trago-lhe estas quadras que encontrei na Net.

    "Uma glândula pequena,
    só em machos encontrada,
    logo abaixo da bexiga,
    frente ao reto situada.

    Vinte a vinte e cinco gramas,
    parecendo uma castanha,
    é o peso e o tamanho
    dessa figura estranha.

    Uma próstata crescida
    não é mal preocupante,
    basta que seja cuidada
    por um bom acompanhante.


    Cuide-se e Viva a Vida. Sem negligenciar nem preocupações excessivas.
    O meu genro é muito mais jovem e foi submetido a uma intervenção cirúrgica no ano passado, em plena pandemia. Ainda anda sob vigilância e tratamento.
    Tivesse sido mais previdente...Mais vale prevenir do que remediar, é o lema nestes casos, como em tudo, aliás.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro, não estou contraído
      Segundo, entendo essa "vida longa e sadia" como votos seus, que comovidamente agradeço
      Terceiro, o poema descritivo coincide com a imagem (poética)e com o que o médico disse.
      Quarto, sigo há muito as recomendações e quanto a preocupações excessivas...já terei escrito por aí que "O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário.

      Um abraço e o melhor para o seu genro

      Eliminar
  8. Um diálogo que me fez sorrir:)
    Brincar com coisas sérias, é uma boa forma de encarar os "problemas".
    Por aqui as maleitas também se fazem sentir, só que não tenho, infelizmente, o seu sentido de humor .
    Cuide-se meu amigo!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia era essa, fazer sorrir. Quanto ao momento que passo, já Séneca dizia "O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário" e a só no dia 30 de Agosto saberei se tenho algo que me faça sofrer...
      Fico em cuidado com suas maleitas e lhe recomendo que descontraia

      Cuide-se minha amiga!

      Bjinho

      Eliminar
  9. Meu caro Rogério. Só um homem com o seu humor irónico para imaginar um diálogo destes. Tenho a acrescentar que esse órgão é um pequeno erro de engenharia. Servindo apenas o propósito da fertilidade (e não da sexualidade, como a larga maioria pensa), seria fantástico que acompanhasse o normal atrofiar dos restantes companheiros de luta da vida. Ao invés, quando todos os outros órgão involuem,este engorda. Depois foi, erradamente, colocado em torno dum importante tubo de saída da bexiga... Erro descomunal pois a bexiga passa a ter um inimigo a jusante. Como se não bastasse, alberga potencial chatice que surge com a idade. A boa notícia é que hoje em dia, as chatices da próstata são obstáculos ultrapassáveis e muitas vezes até nos damos ao luxo de ficar apenas em contemplação (vigilância) para dispararmos apenas quando a sombra parece querer surgir. Um grande, grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não assinado, caro Dr. Unknown, pela segurança com que fala da matéria em presença, sei bem a quem respondo, agradecendo a «A boa notícia é que hoje em dia, as chatices da próstata são obstáculos ultrapassáveis e muitas vezes até nos damos ao luxo de ficar apenas em contemplação (vigilância) para dispararmos apenas quando a sombra parece querer surgir.» (fim de citação)

      Um grande abraço, meu caro

      Eliminar