30 julho, 2021

Hoje esgotámos os recursos naturais da Terra para 2021

Li, aqui, que «Este ano, apenas foram necessários sete meses para que a humanidade esgotasse os recursos naturais que o planeta Terra consegue produzir num ano. A partir de hoje estamos a viver acima da biocapacidade da Terra...» e logo me ocorreu a expressão ontem do Vitor, quando me dizia "Já reparou?, nenhum partido ou movimento ligado às questões ambientais, faz uma abordagem pela perspectiva económica!" 

Dei-lhe razão, mas depois fiquei a pensar se eu próprio já não o teria feito. Quem se lembra deste meu escrito

«403 mil toneladas de laranjas saíram dos pomares portugueses em 2018. Portugal teve, no último ano, a maior produção de laranjas dos últimos 33 anos. Contudo, o aumento da produção trouxe excesso de citrinos ao mercado e fez cair 20% o preço no produtor. Enquanto isso acontece, o Pingo Doce vende laranja importada, e não se importa nada. Quem distraidamente lê o rótulo julga tratar-se de laranja do Algarve, mas em boa verdade, esta laranja chegou de fora, da vizinha Espanha, transportada com elevada pegada ecológica...
Mas não se pense que a coisa fica por aqui. Outro caso. Uma garrafa de água num país onde ainda a vai havendo, não se dando prova de que não haja falta, é importada de... França e percorre inimaginável distância.
Se é verdade que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de actividade com maior consumo de energia ele também é, em consequência, um dos que mais contribui para as emissões de gases com efeito de estufa. 
E não se pense que fui à procura de casos extremos. Eles apenas ilustram duas situações extremas de como as grandes superfícies não só concorrem para agravar as condições da produção nacional não a escoando, como também, com as suas politicas comerciais, concorrem  para o aquecimento global. 

Se a COP25 está à beira "do desastre completo"? Quem esperava outra coisa nunca olhou para as prateleiras  de um supermercado com olhos de ver.


1 comentário:

  1. Que bem o dizes! Todos somos chamados a olhar com outros olhos, sim! Os recursos do planeta, para lá de mal distribuídos, são esgotáveis. Os sinais de revolta do planeta estão à vista...
    Bj

    ResponderEliminar