22 julho, 2021

QUANDO ALGUÉM JÁ DISSE, MELHOR DO QUE EU DIRIA, NADA MAIS PRÁTICO QUE CITÁ-LO


A riqueza supérflua só pode comprar coisas supérfluas (Henry David Thoreau)

«Confesso que não gosto de ricos. Nunca gostei. Até já uma vez expliquei porquê, aqui.

Jeff Bezos é o mais rico de todos. Jeff Bezos foi ao espaço e voltou. A Jeff Bezos já não lhe chega o planeta. O espaço é o próximo alvo para a sua avidez. Trata-se de um ser verdadeiramente repugnante. Quase tão repugnante como a “peça” que a SIC transmitiu uma destas noites, como se fosse um trabalho jornalístico, durante o serviço noticioso apresentado por Clara de Sousa (a quem também já me referi aqui).

Durante imensos, penosos e inacreditáveis minutos, uma propaganda descarada, eivada daquele fascínio pascácio pela extravagância dos ricos, foi instruindo as massas no catecismo da senhora Thatcher, segundo o qual “a ganância é um bem“ – fazendo passar a ideia de que a acumulação gananciosa e obsessiva, a fraude fiscal sistemática e a exploração implacável do trabalho dos outros em condições medievais são exemplos de procedimento e de que um filho-da-puta destes é um modelo a seguir. A bancada da iniciativa liberal teve um delíquio - foi a consagração da sua moral doutrinária em hora nobre.

No fim, Clara de Sousa suspirou, deu mais uma notícia e, imperturbada, despediu-se sem perder a compostura ou, sequer, vomitar. Mais uma noite bem passada, e bem remunerada, na baiuca do jornalismo de merda.»

                                                       Fernando Campos, aqui

 

12 comentários:

  1. Com toda a franqueza, não sei se o Jeff Bezos é um "ser verdadeiramente regugnante" por ser excessivamente rico, se por ser mesmo nojento.
    Na verdade, para além das notícias da sua ida ao espaço pouco ou nada sei sobre o homem.
    O que me faz vir aqui meter o bedelho, é a coincidência do que ainda há pouco opinei no espaço de alguém que estimo, com a mesma opinião do caricaturista Fernando Campos, cujo blog sigo ainda por lá se viam pouco mais de duas dezenas de seguidores.
    Pois o que eu opinei, foi justamente que com tanto a fazer 'DENTRO' do Planeta, o bilionário teve que ir ao espaço gastar os seus milhões a ver o Planeta por fora. Como fui a única pessoa a manifestar opinião contra e, não tendo nenhuma base de sustentação para argumentar a não ser o meu pensamento, meti a viola ao saco e saí de fininho. Imagine como me senti bem ao constatar que, afinal, não sou apenas eu que acho esses desperdícios de dinheiro um disparate...Um atentado contra a pobreza e as necessidades que grassam pelo mundo afora.
    E é só isto.

    Vou levar novamente o "Sitio dos Desenhos" comigo já que lhe havia perdido o rasto.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que ali em cima quis escrever: "Repugnante"...

      Eliminar
  2. Estou de acordo com a opinião aqui publicada transcrita de Fernando Campos. Também eu lamentei a propaganda que se fez deste divertimento dos ricos, a questão é que estas coisas encantam as pessoas e quando falamos contra olham-nos de soslaio e dizem "lá esta este, tens é inveja".
    Uma tristeza e uma preocupação onde os homens estão a chegar como resultado da ignorância que está a ser cultivada neste nosso único mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de ouvir "lá está este"
      sinto um incentivo a estar sempre!

      O Fernando é um espanto!

      Eliminar
  3. Há gente que não sabe o que fazer ao dinheiro! 😢

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a população africana, exposta
      sem recursos para a vacina
      e o magnata
      a gastar uma pipa de massa

      Abraço

      Eliminar
  4. Fernando Campos não me cativou. Nem me dei ao trabalho de ler os “aquis”.
    Pode-se criticar sem ser ofensivo. Detesto este tipo de comportamentos.
    A propósito desta ida ao espaço – que se tornou possível devido a $$$ pessoais – lembrei-me de uma vez ter lido a opinião de um professor catedrático de Princeton. Dizia ele – mais ou menos isto – que para salvar o planeta Terra tinha-se que sair dele e habitar outros planetas.
    E agora vou ler os outros comentários porque gosto de saber o que os meus e seus amigos virtuais pensam sobre determinados assuntos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fernando, prima pelo seu traço
      é um caricaturista de primeira água
      e sem papas na língua
      Ele ao vivo
      é mais contido

      Eliminar
  5. Rogério, este tipo de pessoas, notícias e tudo o que gira à sua volta, mete-se nojo.
    Fez-se uma petição para o homem ficar no espaço, não gosto de ser mázinha, mas foi pena ...


    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me ocorreu essa...
      mas mandá-lo para o espaço
      teria o meu aplauso

      Contudo, nada adiantaria
      pois há,
      contrariamente aos nossos desejos
      mil e um Bezos

      Beijos

      Eliminar
  6. Que dizer quando já tudo foi dito. Aflige-me que se gastem rios de dinheiro nestes passeios( segundo ouvi, há imensos milionários na fila e espera-se fazer um passeio mais ou menos de 15 em 15 dias) quando há no planeta tanta gente a morrer de fome, ou de falta das condições mínimas para sobreviverem.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sem falar em condições estremas de vida, falando nesses passeios em confronto com a mobilidade, há falta de transportes por tudo o que é lado...

      Abraço, saudável

      Eliminar