31 outubro, 2022

EM DIA MUNDIAL DA POUPANÇA, VEIO-ME UM POEMA À LEMBRANÇA

DESAMPARADOS

Levantam-se todos os dias
cedo ou tarde
para trabalhar
para procurar trabalho
para decifrar o latim de promessas vãs
para catar restos em caixotes do lixo
nas traseiras dos hipermercados
para descer os degraus corroídos da loucura
para mirar o horizonte embaciado, sem barcos.

Sofrem sem que uma
só esperança lhes minta.

No fim do dia voltam a casa
para a sopa que lhes afaga o corpo cansado
para os cartões no chão
onde se deitam como reis
sobre a sua pobreza.

Levantam-se,
muitos anos mais velhos, a cada dia
cedo ou tarde
para trabalhar
para procurar trabalho
para decifrar o latim de vãs promessas
para catar restos em caixotes do lixo
nas traseiras dos hipermercados
para descer os degraus corroídos da loucura
para mirar o horizonte embaciado, sem barcos.
E nenhum vento que os perturbe.

Esquecem-se de sofrer. Já nenhuma miséria lhes falta.

Lídia Borges, in "Searas de Versos"

NOTA: Tenho presente que a celebração deste dia foi ideia das instituições bancárias... como aqui se documenta

28 outubro, 2022

«Rogerio, obrigada por garantir estes sorrisos»

Recebi um e-mail da UNICEF...
 

«Caro Rogério,

Em três meses conseguirmos fazer a Pétronie e os seus 646 colegas sorrirem novamente. A escola primária onde estudavam foi destruída pelos confrontos na região do Kasai, República Democrática do Congo, mas a comunidade local juntou-se aos nossos colegas no terreno e, juntos, reergueram a escola e entregaram o material escolar necessário para começarem as aulas.

A UNICEF tem, todos os dias, mais de 800 técnicos especializados no terreno, a garantirem o acesso à educação a crianças de 152 países, com programas integrados, que incluem: ensino, água, saneamento básico e nutrição.

Os programas de educação que desenvolvemos procuram solucionar os problemas específicos de cada região e, hoje, queríamos que conhecesse alguns deles. 

___________________


Garantir este acesso ao ensino é ainda mais importante numa altura em que o mundo vive uma crise na educação, com 244 milhões de crianças ainda fora da escola e a perda de aprendizagens dos últimos anos, agravada pela pandemia. Vamos continuar este trabalho.

Obrigada por nos ajudar a garantir que mais de 45 milhões de crianças podem ir à escola, todos os dias!

Até breve,

Luísa Motta
(Diretora da UNICEF - Portugal)»

 

27 outubro, 2022

UM CONVITE E UMA SURPRESA

                                         O CONVITE

Tal como consta no programa da excelente iniciativa da UFOPAC (ver cartaz, em cima), nas instalações da COOPERATIVA NOVA MORADA, a nossa Associação "Desenhando Sonhos" irá apresentar um livro de contos para crianças e desde já estão convidados.

Na iniciativa, participarão:
  • A Presidente, Olívia Matos, que fará a introdução
  • A convidada, Patrocínio  Costa, que irá ler um continho do livrinho
  • O autor, Rogério Pereira, que irá interagir com os presentes, tal como já fez no lançamento do livro,  no "Dia Mundial da Criança"  (ver link)
A SURPRESA
  • A todos os presentes, será oferecido um livrinho, a troco do mero compromisso de contarem um conto,em ambiente familiar ou escolar
Apareçam e levem um amigo também!


25 outubro, 2022

ENA, COMO A VIDA PASSA RÁPIDA...


O Miguel, fez hoje 24 anos. Enchi-o de abraços e fiquei a pensar como a vida passa rápido... (não hei-de eu estar velho...)

Parabéns, pá!

22 outubro, 2022

UM JANTAR MEMORÁVEL, ONTEM, EM CARCAVELOS


 
A iniciativa, pertenceu ao Celso, cuja imagem só consta nesta aqui ao lado (o último, lá ao fundo)

Estiveram presentes, além de mim, colegas de trabalho durante uns bons anitos na extinta Coopers & Lybrand até à fusão, em 1998, com a Price Waterhouse.

Alguns de nós não nos encontrávamos há mais de vinte anos... foi um "partir pedra" que durou cerca de 3 horas.

Já dizia Saramago: "Somos a memória que temos!" Sem o que passámos juntos, eu não seria o que  sou hoje!
E foi tão bom recordar todos aqueles sorrisos.... e afetos!

20 outubro, 2022

MAOMÉ NÃO FOI À MONTANHA, MAS A MONTANHA VIRÁ A MAOMÉ


 A "Túnica íntima" é um livrinho da Sílvia, a ilustradora do "nosso livrinho" (Contos Para Serem Contados que foi apresentado em Amares pela nossa querida amiga Lídia Borges).

Na altura, não fui a Amares mas a Sílvia virá a Oeiras e será apresentada (ela e o livro) pelo crítico e escritor Domingos Lobo (também já vosso conhecido).

No vídeo, a autora recita alguns poemas do seu livro...

18 outubro, 2022

O VERDADEIRO DEPRIMIDO

 

O verdadeiro deprimido não é todo aquele que sofrendo intensa angústia e sujeito a forte desequilíbrio emocional vive um estado de depressão. 

O verdadeiro deprimido é um ser que não reage a tal estado nem luta para o ultrapassar chegando até a procurar refugiar-se na angústia para não aceitar defrontar a vida.


17 outubro, 2022

REDACÇÕES DO ROGÉRITO - 51 [O Orçamento Geral de Estado e a "Raspadinha"]

Tema da redacção: O OGE e o recurso à "Raspadinha"

A stora voltou a andar baralhada com o orçamento e com o que se anda a dizer por aí com a catrefada de medidas assim e assado com o dinheiro todo a ir para o mesmo lado e vai dai pediu-me a mim que escrevesse mais uma vez alguma coisa que lhe desfizesse a confusão e eu percebo que ande confusa pois também assim anda a minha vizinha do quarto andar e a dona Esmeralda que se vê na mesma barafunda e de aflitos para explicar pois ela própria não entende nada.
Ora eu tal como já tinha há tempos escrito que de orçamentos só sei do meu e dos orçamentos das minhas vizinhas percebo que o que lhes entra em casa não dá para a despesa e se uma se queixa a outra não se dá calada ora é a eletricidade que está cara ora é a água que não está barata ora é a alimentação onde o que poupa no passe social não dá para para melhorar a refeição e até já nem é solução comprar frango até mais não.
Elas continuam à nora com a chamada carga fiscal e do alarido que por aí anda uns dizendo que está a aumentar e outros que não aumenta nada e eu tento explicar que a carga fiscal é como as cargas das esferográficas quantas mais são empregadas mais carga total teremos para podermos escrever até fartar e que quem anda a reclamar que a carga fiscal está a aumentar é gente chique que nunca usou uma bic e só usa caneta de tinta permanente sempre que o "tablet" ou o Samsung do costume. não estão à mão
As vizinhas em discussão chegaram à conclusão que a "Raspadinha" era a única salvação mesmo sabendo que se caírem na viciante dependência os SNS não responde a tal doença. 
Me assino
Rogérito

PS - Esta redacção actualiza, ao actual contexto, esta outra

16 outubro, 2022

DA MINHA JANELA (para que tenham inveja dela)


 
Oeiras, na Praia de Santo Amaro, recebeu a 6ª edição do Portugal Air Summit... vi tudo, de tarde à noite. Aviões para cima, aviões para baixo em voo picado, fazendo cambalhotas e piruetas. No final houve fogo de artifício...
 
 
No noticiário da noite já foi anunciado o maior aumento de sempre. Falo dos combustíveis, claro.
O festival aéreo foi lindo, saiu foi caro como o Diabo....

15 outubro, 2022

ABAIXO A INTERSINDICAL , VIVA A RASPADINHA!

Sob o lema “Aumentos dos salários e pensões emergência nacional! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos”, milhares de trabalhadores estiveram, esta tarde, nas ruas.

O Governo, conhecendo a fé dos humilhados e ofendidos depositam na sorte e o investimento que estes fazem no jogo da Raspadinha, estará convencido que essa fé na sorte de que saia qualquer coisinha será um fator dissuasor da luta. E não terá sido por acaso que encomendou ao CES um estudo a fim de apurar "Quem Paga a Raspinha". Desse estudo, destaco:

«Em 2018, os portugueses gastaram perto de 1,6 mil milhões de euros em raspadinhas - 4,4 milhões por dia - o que equivale a 160 euros por pessoa.

No mesmo ano, em Espanha foram gastos cerca de 600 milhões, o que representa cerca de 14 euros por pessoa.

Portugal é o país da Europa com maior gasto per capita em raspadinhas, o que representa mais do dobro da média europeia.

Em 2019, a receita com a raspadinha cresceu 7,8% face ao ano anterior, atingindo 1.718 milhões de euros.»

 Mas... a luta continua!

14 outubro, 2022

COMENTANDO OS COMENTADEIROS DE SERVIÇO - II

Eu sei que o tempo é escasso e o vídeo demora.... mas a opção quanto à necessidade de se ter consciência da máquina manipuladora e de como atua...  essa opção, é sua!

E, a despropósito, lembro um texto meu que mantém toda a atualidade, apesar de ser antigo.

13 outubro, 2022

O MEU LIVRINHO FOI ATÉ AMARES E EU... AMEI

Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda

Apresentação do livro "Contos para serem contados" de Rogério Pereira, ilustrado por Sílvia Mota Lopes. Apresentação do livro pela escritora Lídia Borges com os alunos do Centro Escolar Dom Gualdim Pais. Uma edição da "Desenhando Sonhos, (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos)", da EMACO e da União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias.
 
Que pena não ter ido... mas fui um não-ausente! 

Acrescento o testemunho da "madrinha" do meu (nosso) livro:
Do que mais gostei?
Da genuína alegria das crianças, ao receberem o livro. Mesmo à minha frente, alguns miúdos abraçavam-no e beijavam-no, tomados pela surpresa do presente. Que coisa tão rara de se ver, hoje em dia!
Um menino (nipónico) abeirou-se de mim e demorou a fazer-me compreender o que dizia: não conseguira entender a história e não podia aceitar o livro, pois não sabia ler bem o português. Disse-lhe que o levasse, mesmo assim, que alguém, mais dia menos dia, havia de o ajudar a desvendar os contos. Demorei a fazê-lo compreender o que eu dizia.
E a outra menina de olhos grandes e sorriso aberto a dizer que estava feliz por receber um livro. – “Há tanto tempo que não recebo um livro. Eu gosto muito de ler!”
E gostei também dos que se aproximavam só para abraçar sem dizerem nada.
Quase todos os abraços, sorrisos e palavras bonitas que recebi, eram devidos ao Rogério Pereira. Deixo-os aqui para que os leve. São seus por direito.
***
Agradeço o acolhimento afável e a simpatia de que fui alvo, na Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda, em Amares.
Lídia Borges

 

08 outubro, 2022

"CONTOS PARA SEREM CONTADOS", num anúncio bem simpático!


 
«O Rogério V. Pereira é um daqueles amigos que se ganham por ação das afinidades sugeridas pelas palavras, livros, sensibilidades, ideias, modos de olhar e ver. Na verdade, há mais de dez anos, quando apresentei o meu primeiro livro de poemas, em Lisboa, tive o prazer de o conhecer, pessoalmente, dada a sua presença no evento. Antes disso, havia os blogues, o dele que eu lia, o meu que ele lia e muitos outros que ambos líamos e nos liam. Alguns de nós, ficámos amigos... olá Branca, olá Graça Pires, olá Graça Sampaio, olá Maria João, olá Ana Paula, olá Maria João Martins, olá Graça do "Teatrices", olá Mel…olá…olá…olá...

Hoje, o Rogério diz - «A "Desenhando Sonhos", (associação de idosos) a EMACO e a nossa União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias investiram num livrinho, que tem vindo a ser apresentado em muito lado.»

É esse “livrinho” – “CONTOS PARA SEREM CONTADOS” - que, em breve, estará nas mãos de 120 crianças e adultos (a custo zero) que irão participar numa sessão da “Hora do Conto”, primeiro, em Amares, (na Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda (no dia 13, onde, um dos cinco contos que integram o livro, será contado por mim) e, depois, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em data ainda a confirmar.

Estes contos incluem capa e ilustrações (uma por cada conto) da Sílvia Mota Lopes e uma opinião minha que o autor achou por bem deixar ficar nas abas do livro. Não fazia falta nenhuma!

Impedido de estar presente nestas apresentações, conforme estava previsto, por motivos de saúde, (o que empobrece os momentos de partilha e nos deixa “mancos” no deambular pelo d’escrito), o Rogério Pereira pretende enviar um vídeo/mensagem dirigido às crianças para minorar os “estragos”.

Deixamos ao Rogério votos de rápidas melhoras.
E a nossa gratidão.»
Lídia Borges, in "Seara de Versos"

Com o devido agradecimento, o vídeo/mensagem acaba de lhe ser enviado (com um beijinho, claro!)