08 dezembro, 2022

Poesia (uma por dia) - 60

(reeditado)

Até que o Sol nos apareça

Uns dizem palavras de desalento
Outros que esperam ter esperança em Maio
A maior parte, não fala e quando saio
Oiço queixas veementes de tão mau tempo

Resguardo-me dos estados de alma
E do silêncio resignado e mudo
Avanço chuva adentro, que não se acalma
Sem esperar que lave os males deste mundo

Meu irmão falou-me de relâmpagos, na escarpa
A nuvem falou-me de trovões e do vento
Um raio que parta tudo isto, ouvi neste momento
Desabafo da impotência que daquela voz se escapa


Avancemos, chuva adentro
Chuva adentro
Até que o Sol nos apareça, e brilhe                           como se fosse Abril  
Rogério Pereira


15 comentários:

  1. Um belo poema, não escrito para o momento invernoso mas, muito a propósito.

    ResponderEliminar
  2. Nem sempre o céu é azul , Rogério. E a chuva foi uma bela inspiração!
    Que as estações afetam nosso cotidiano não há dúvida, mas nem todos
    possuem talento para compor poesia . Gostei da surpresa poética.
    Que venham outras para os dias ensolarados. Aguardarei !
    Fica o abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Mas, se essa espera te desespera podes ir lendo o que até aqui escrevi
      https://conversavinagrada.blogspot.com/search/label/Poesia%20%28uma%20por%20dia%29

      Eliminar
  3. Que bom que reeditou. Não me lembro de já o ter lido e está atualíssimo.
    Abraço, saúde e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei que, por tudo o que estamos a passar
      fazia todo o sentido reeditar

      Abraço

      Eliminar
  4. Teresa Palmira Hoffbauer9 de dezembro de 2022 às 09:59

    Queriam chuva 🌧 Têm chuva ☔️
    Já tinha lido o poema numa publicação extremamente política.
    Finjo que não compreendo o significado que tem Maio e Abril para ti, Rogério, e digo simplesmente que o sol de Maio é maravilhoso [o meu mês] e que o irritante Abril é chuvoso e o sol nem se atreve a sorrir ☀️

    ResponderEliminar
  5. Caro Rogério
    Não conhecia o poema, mas digo-te com toda a certeza que está muito actual, não pela meteorologia, mas sim pelo tempo que decorre.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Eu vi. Gostei do teu sol me de-se uma piscadela de olho

      Abraço agradecido

      Eliminar
  7. Gostei do poema, muito adequado ao momento.
    Se já o tinha lido, já não me lembro.
    boa semana.
    :)

    ResponderEliminar