30 dezembro, 2022

BALANÇO DO MEU ANO - I (o lado sofrido)

Assim, como que fazendo um balanço do que foram esses meses, em todos eles, aqui reporto o permanente esforço para resistir à constante pressão da angústia de a ter perdido, para resistir à emoção da sua ausência. Hoje, declaro-me resignado. Entretanto, somou-se a tal estado o ter sido acometido pela doença mais temida: um cancro.

Recorri então, não só a um competente clínico, como também a expediente: estabelecer diálogo com o meu corpo.

Todos diálogos são uma necessidade. A um nível mais corrente, falar com o outro é, por si só, um acto emérito. Fazer tertúlia é colocar o diálogo a um nível tão mais superior quanto maior for o número de elementos a dialogar. Por vezes o diálogo acontece entre espécies e esse é sempre belo, até porque demonstra inteligência no uso de linguagens diferentes...

Por falar em linguagens diferentes, nem sei que dizer à que usei quando me dirigia  à minha próstata e ela me respondia, ou quando faço apelo ao meu ânimo e ele cumpre o papel de me animar. 

Há quem desenvolva teses e leve a questão para a abordagem científica. Soube disso por via da Drª  Ana, a farmacêutica que me fazia aviamento das receitas passadas pelo meu urologista. Por ela fiquei a saber como a Epigenética aplica a ciência à  biologia pessoal e melhora não apenas o bem-estar físico, mas também a qualidade e o carácter da vida diária.

Deu-me a pista e hoje estou no percurso do entendimento do poder da mente sobre o nosso corpo. Claro que não vou aprofundar este conhecimento. Vou limitar-me a continuar a usar! E não por entretenimento ou curiosidade intelectual, mas porque resulta!

ler aqui todos o "Diálogos"

5 comentários:

  1. Que o ano de 2023 seja melhor para todos.

    ResponderEliminar
  2. Foi, para ti, um ano de afirmação e resistência. Tudo vai melhorar.
    Que venha 2023, desejo-te um ano pacífico e promissor.
    Fica aqui um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Avec le temps tout s' en va...menos a saudade.
    Um Bom Ano com Saúde, Alegria e Paz!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. A epigenética é uma velha conhecida minha, dentre as ciências mais recentes, claro :)

    Fico à espera do lado mais feliz do teu ano de 2022, Rogério!

    Bom ano, querido amigo!

    ResponderEliminar
  5. Votos de recuperação total de saúde.
    Abraço, saúde e Bom Ano 2023

    ResponderEliminar