20 maio, 2024

EU FUI ADMITIDO NO "SOMOS... HORIZONTE DE POESIA" E... PASSEI A SER O QUE ELES SÃO


Com a antecedência devida, a Maria João perguntou-me se queria... se podia ir. No dia a seguir, confirmei poder ir mas nem sonhava ao que ia. Soube-o de véspera e submeti a candidatura à aprovação, respondendo a uma única pergunta e à aceitação de uns quantos princípios. Uma vez aceite, no espaço, de pronto disponibilizado, publiquei este poema

Até que o Sol nos apareça 

Uns dizem palavras de desalento
Outros que esperam ter esperança em Maio
A maior parte, não fala e quando saio
Oiço queixas veementes de tão mau tempo

Resguardo-me dos estados de alma
E do silêncio resignado e mudo
Avanço chuva adentro, que não se acalma
Sem esperar que lave os males deste mundo

Meu irmão falou-me de relâmpagos, na escarpa
A nuvem falou-me de trovões e do vento
Um raio que parta tudo isto, ouvi neste momento
Desabafo da impotência que daquela voz se escapa 

Avancemos, chuva adentro
Chuva adentro
Até que o Sol nos apareça, e brilhe                           como se fosse Abril  
Rogério Pereira

A foto acima? Ah, ela e eu num jantar memorável em que ao sabor do prato juntámos audição de fado, tertúlia animada com pronuncia alentejana bem marcada e, depois, de cada mesa foi dito, ou declamado, ou cantado, mais que um poema... 

O ambiente? Era de total amizade... não acreditam? Ora vejam!

8 comentários:

  1. Viva a poesia.
    Folgo em ter notícias da Maria João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira22 de maio de 2024 às 22:13

      Sem poetas não há poesia
      viva a Musa
      que os inspira

      Eliminar
  2. Meus queridos amigos, que grande satisfação ter a oportunidade de ver esta bela fotografia. Abraço forte e solidário da amiga de sempre, tuga, mas fiel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira22 de maio de 2024 às 22:14

      Aposto que não viste o vídeo
      onde estamos, cada um o mais bonito

      Eliminar
  3. Excelente postagem, Rogério,
    e do poema? Gostei demais, show!
    Quero mais a tua poesia aqui!
    Uma feliz semana, Rogério, Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira22 de maio de 2024 às 22:16

      Teu querer
      tem força de ordem
      a que devo obedecer

      Beijo agradecido

      Eliminar
  4. Belo poema!
    O sol continua a jogar às escondidas!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira22 de maio de 2024 às 22:18

      Caminhemos... sempre
      e o sol regressará novamente

      Abraço convicto

      Eliminar