17 maio, 2024

REDAÇÕES DO ROGERITO - 58 (A VISÃO TURÍSTICA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE)

Tema da redacção: Para que serve a História 

Hoje julgava eu que esta minha redacção não me iria dar um trabalhão pois aqui na minha turma e até a nossa stora nos fala da História contando as viagens do senhor Vasco da Gama e de outros senhores descobridores e daqueles heróis em que um era Gago e o outro era Cabral e que ambos os dois foram daqui lá a voar a voar e de como demos mundos ao Mundo e onde um outro Cabral foi o primeiro a saber que havia um Brasil e outro ainda que não sendo Cabral mostrou que o Mundo era redondo numa viagem de circum-navegação e que por isso se chamava Fernão. 
Contando assim a História da nossa humanidade fica uma dúvida se a metodologia de quem a conta segue uma visão heróica ou turística o que não é uma visão separável da celebração dos 50 anos da Revolução de Abril onde a minha turma fica encantada pela figura do herói Salgueiro Maia como se para o sucesso da Revolução não contasse mais nada ou se ele próprio o seu feito e bravura não resultasse de um lento processo de relação causa-efeito entre o sofrimento e a necessidade de que alguma coisa pudesse ser mudada para que tudo passasse a ser diferente.
Ora esta minha redação deu-me de facto um trabalhão de investigação pois ficaria inconsolável em aceitar que a criançada da minha turma entendesse a História como um somatório de passeios turísticos ou atos heróicos e não o resultado da ambição de todo um povo em ver respeitados valores respeitáveis de igualdade de fraternidade onde o processo histórico não deve ser separado do progresso moral.  

Rogerito


NOTA DO AUTOR: Se eu não tivesse lido o que li não teria escrito isto que escrevi. 



3 comentários: