22 maio, 2024

O MONARCA NÃO GOSTA DA EUROPA DELES (E EU TAMBÉM NÃO)

 Escreve ele lá. E eu, que o subscrevo, o trago para cá:

- Eu queria uma Europa que não se armasse, que não desviasse a água do meu milho e que não me obrigasse, depois, a fazer guarda à eira.

Parece que ouço a minha mãe a dizer isto, antes de desaparecer, descalça, pelo milheiral adentro para, com os calcanhares e a sachola, encaminhar a água à raiz de cada pé de espiga. Quando eu ficava ali, seguindo as voltas da burra emprestada p´lo mê ti Sicrano, vendada e amarrada à nora, repetindo voltas sempre iguais, cumprindo com os seus círculos o sucesso da próxima colheita. E eu andava por ali, também às voltas, seguindo solidário as suas voltas, caçando borboletas, contando os alcatruzes a cada despejo, seguindo os caminhos da água até esta desaparecer pela sombra fechada do milho que escondia a minha mãe. Impossível repetirem-se esses cheiros, essas águas, esse verde; nem a vida me permitirá chegar aos calcanhares do mê ti Sicrano - dificilmente conseguirei um dia ter uma burra!

Mas sou bem herdado na parte que toca a ter passado. Usufruí dessa riqueza de partilhar com a burra o verde do milho, o som da água, a sombra da latada que completava o poço e toda a engenharia da secular nora.

Banho-me nesta infância, olho os senhores da europa e concluo: andam todos à nora!


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Rogério V. Pereira23 de maio de 2024 às 16:43

      Só dois?
      Somos muitos, muitos mil
      Para defender Abril!

      Eliminar
  2. Mas nunca de olhos vendados como a burra!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira23 de maio de 2024 às 16:45

      Albarde-se o dono
      à vontade do burro

      ... e a burra que veja!

      Abraço zurrado

      Eliminar
  3. Também gosto de me banhar nas memórias da minha infância onde até uma burrinha que transportava a minha tia Ana do Monte prá Vila e vice-versa eu tive, vê.
    Já tinha lido lá en sú sitio, mas só comento aqui porque o Rei só responde a gente chique ou mansa, quiçá mansinha soe melhor.... 😅
    O que me ri com aquela troca de mimos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira23 de maio de 2024 às 16:57

      Eu comento-o porque lhe admiro
      o traço, a alegoria, a metáfora e o estilo

      Este post remeteu-me para a quintinha do deu avô Jaquim Bento Guerrero ... quanto a quem segue e comenta o monarca e a quem ele responde, te garanto que são todos porcos, pois o que escreve é mesmo uma porcaria...

      Bjinhos

      Eliminar