20 agosto, 2024

HOJE, SERIAM OS NOSSOS 58 ANOS...





    ROSTO DE TI*

"Tenho uma solidão
tão concorrida
tão cheia de nostalgias
e de rostos teus
de adeuses faz tempo
e beijos bem vindos
de primeiras de troca
e de último vagão.

Tenho uma solidão
tão concorrida
que posso organizá-la
como uma procissão
por cores
tamanhos
por época
por tato e sabor.

Me abraço nas tuas ausências "
(...)
Mario Benedetti

* Poema que por aquela manhã, ao lê-lo, mexeu comigo

E o abacateiro já lá não está. Sucumbiu ao peso da memória e da dor que ele próprio representava...

10 comentários:

  1. Como não há-de doer a Saudade
    Perante lembrança tão bela e triste.
    Sente teu corpo e tua alma a falta Dela
    Sentimos nós por Ti essa dor que persiste...

    Um abraço fraterno e amigo, Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Saudades
      Saudades! Sim... Talvez... e porque não?... Se o nosso sonho foi tão alto e forte. Que bem pensara vê-lo até à morte. Deslumbrar-me de luz o coração! Esquecer! Para quê?... Ah! como é vão! Que tudo isso, Amor, nos não importe. Se ele deixou beleza que conforte. Deve-nos ser sagrado como o pão! Quantas vezes, Amor, já te esqueci, Para mais doidamente me lembrar, Mais doidamente me lembrar de ti! E quem dera que fosse sempre assim: Quanto menos quisesse recordar. Mais a saudade andasse presa a mim!"

      Foi Florbela Espanca que me "roubou" estas palavra

      Abraço resignado

      Eliminar
  2. Fico sem palavras perante tão justificada tristeza.
    Abraço-te Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tristeza? Já não
      Agora, apenas resignação

      Abraço-te Luís

      Eliminar
  3. Respostas
    1. a pouco e pouco
      a saudade foi dando lugar à resignação
      e a dor tem vindo a dar lugar
      à memória de todos os momentos felizes

      Abraço agradecido

      Eliminar
  4. Ela era um rosto aberto e lindo!
    Que o Amor permaneça, suave, no teu peito.
    Abraço-te, com amizade.

    (Casei a 25 de Julho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São amizades como a tua
      que me dão alento à alma
      .......
      E sim
      o Amor
      permanece
      dentro de mim

      Abraço amigo

      Eliminar
  5. Teresa Palmira HOFFBAUER21 de agosto de 2024 às 18:48

    O teu coração sangra como o meu no poente da memória.
    O nó do luto nunca se desata.
    A nossa felicidade é recordar o tempo da sua presença na nossa vida.
    Temos ainda uma relação maravilhosa com os nossos filhos e amigos.
    Abraço-te solidária com a tua dor.
    Ontem foi um dia difícil, hoje já regressei a casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lemos a mesma cartilha
      onde se regista
      a dor sofrida
      Meu coração deixou de sangrar
      e viverá o sossego
      da memória feliz até parar..

      (há pouco enviei-te um e-mail. Recebeste?)

      Abraço agradecido

      Eliminar