23 setembro, 2020

Somos todos jardineiros...

No meu bairro, à beira de comemorar o seu 50º aniversário, ainda perdura aquela relação de boa vizinhança, a mesma que reforça o sentido em se falar de comunidade, de laços solidários, de amizade de que se dá amiúde testemunho por longas conversas de praceta, de vão de escada ou até mesmo nas reuniões de condóminos que periodicamente vão acontecendo e tantas vezes são autênticas tertúlias,  povoadas de sorrisos.

Haverá excepções, mas eu falo da regra, e a regra herda um passado não alheio ao sentido colectivo que sempre uniu seus moradores.

Hoje, ao fim da manhã, um bater muito suave soando a bater de nó de dedo, tímido, quase a medo fez com que tenha aberto a porta, sem espreitar pelo ralo. Era o meu vizinho de cima. Na mão pendurava um vaso e o rosto era o espelho da alma quando me dizia que aquela planta era um abacateiro e que a ia plantar, no logradouro ajardinado fronteiro ao nosso prédio. Fez um pequeno silêncio e depois foi-me dizendo:

É a nossa homenagem à dona Teresa. 

Eu cheguei a dizer não sei o quê e de seguida acrescentar mais qualquer coisa, mas a voz embargada não deixou que dissesse mais nada. Emocionei-me e ele se emocionou também.

E o abacateiro lá está. Seremos todos jardineiros, disponíveis para cuidar e prontos para colher os primeiros frutos que haverão de ter um doce sabor a saudade...

8 comentários:

  1. E sempre que olhares o abacateiro sentirás carinho pelos vizinhos. Boa vizinhança é muito saudável
    Kissssss

    ResponderEliminar
  2. Uma encantadora experiência.
    Uma noite descansada, e um dia, e outro dia e todas as noites e dias.

    ResponderEliminar
  3. Que atitude linda e emocionante.
    Até os olhos se me encheram de água.
    Acredito que não faltarão mãos amigas para cuidar do abacateiro em homenagem à sua Teresa, que ficará lindo e frondoso, digno da sua memória.

    Adorei essa iniciativa dos vizinhos.

    Um abraço comovido, Rogério.

    ResponderEliminar
  4. Um gesto muito bonito.
    E suspeitao que todos vão ser bons e dedicados jardineiros.

    ResponderEliminar
  5. Que gesto tão bonito!

    O abacateiro é uma árvore de folha perene, como a pequena alegria que tanto procuravas, Rogério...

    Um abraço para ti, para os teus vizinhos e para esse tão especial abacateiro!

    ResponderEliminar
  6. Em momentos difíceis surgem sempre lindos gestos.

    ResponderEliminar
  7. Vizinhos como o seu são uma espécie em extinção. Trate-o bem. Aqui onde moro, os vizinhos só sabem dizer «bom dia», «boa tarde» e mais nada.

    Quanto ao abacateiro, não tenho dúvidas de que se vai tornar numa bela árvore. Oeiras fica virada a sul, está abrigada dos ventos frios do norte pela "serra" de Carnaxide e, por isso, deve ter um clima propício ao crescimento de uma tal planta, originária dos trópicos. Ainda por cima, este é um abacateiro muito especial, com um valor sentimental único. Vai ficar uma árvore grande e forte, como a saudade.

    ResponderEliminar
  8. Também eu me emocionei...
    Abraços mil, para ti e para os teu vizinhos.

    ResponderEliminar